JACUÍ e FORTALEZA DE MINAS

Regional da Polícia Civil em Paraíso assume as delegacias de Jacuí e Fortaleza de Minas

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 18-09-2019 10:48 | 1374
Delegados foram recebidos pelo prefeito de Jacuí Geraldo Magela e falaram sobre o trabalho que será realizado pela Polícia Civil
Delegados foram recebidos pelo prefeito de Jacuí Geraldo Magela e falaram sobre o trabalho que será realizado pela Polícia Civil Foto de Divulgação

A 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil em São Sebastião do Paraíso assumiu o comando da Delegacia de Polícia de Jacuí, que é responsável pelo atendimento em Fortaleza de Minas. O delegado Vinício Zamó, que já atende em São Sebastião do Paraíso também passa a ter a competência estendida para as duas comunidades. “Vamos utilizar a nossa pouca estrutura que temos, já esperando que em breve haja as nomeações de delegado, escrivão e investigadores, para atuar nestes locais”, comentou o delegado regional, Fernando Augusto Bettio.

Conforme da Polícia Civil de Minas Gerais a mudança tem o propósito de melhor atender o cidadão e informa as alterações. Foi promovida a articulação territorial na estrutura das unidades pertencentes ao 18º Departamento de Polícia. Com isso houve a transferência da Delegacia de Polícia de Jacuí que também é responsável pelo atendimento em Fortaleza de Minas. As duas localidades até então pertenciam à 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Passos, e agora passam para a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso.

Ainda de acordo com a justificativa no Comunicado Oficial divulgado pela PCMG, “a mudança tem por objetivo facilitar o atendimento do cidadão pela Polícia Civil na região, especialmente no que diz respeito à investigação criminal, trânsito e identificação civil”.

Outras informações poderão ser obtidas diretamente na Delegacia de Polícia Civil de Jacuí, localizada à Rua Coronel Procópio Dutra, nº 527, Centro, telefone (35) 3593-1105, ou então na sede da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso, localizada à Avenida Dárcio Cantieri, nº 1.879, bairro Jardim América, telefone (35) 3539-2050.

Segundo o delegado Fernando Bettio foram transferidos para a Regional de Polícia Civil de Paraíso todos os serviços de Polícia Judiciária. “Seremos responsáveis pelos registros de plantão, das ocorrências fora de hora quando a Polícia Militar terá de deslocar para entregar documentos, objetos e encaminhar pessoas presas”, anuncia.

Ele disse ainda que está sendo realizado o levantamento do histórico referente ao inventário e aos inquéritos. “Todo o material será passado ao delegado Vinício Zamó que será responsável pelo atendimento destes locais, além do trabalho que ele já realiza aqui em Paraíso”, diz. Uma vez por semana ele atenderá na delegacia de Jacuí.

Desta forma, também os serviços relacionados ao Departamento de Trânsito (Detran), como vistorias, emplacamentos e emissão de certificados de registro e licenciamento passam a ser feitos em Paraíso. O mesmo ocorre com os exames práticos, as provas, exames psiclínico e psicoténico acontecerão na Unidade de Atendimento Integrado (UAI). Já o exame prático de rua deverá ser feito em Jacuí, inclusive para os candidatos de Fortaleza de Minas.

Bettio relata que recebe a Delegacia de Jacuí sem nenhum policial, seja delegado, escrivão ou investigador. “A estrutura nossa que já é pouca ficará responsável por mais estas duas cidades. O atendimento aqui será compartilhado e ficará um pouco pior”, avalia. As três viaturas existentes necessitam manutenção.

Segundo ele a medida será benéfica para Jacuí que fica mais próxima a Paraíso. “No entanto, a situação de Fortaleza é outra, pois, eles estão mais ligados a Passos, mas como tem a questão da comarca, os serviços ficam na sede, a não ser que ocorra o desdobramento”, aponta.

Nesta terça-feira,17, os delegados Fernando Bettio e Vinício Zamó reuniram-se com o prefeito de Jacuí, Geraldo Magela. “Tratamos de alguns assuntos relacionados ao trabalho conjunto que teremos de fazer”, observa o regional.

Na próxima semana ele estará na Prefeitura de Fortaleza de Minas. Uma das dificuldades a serem enfrentadas por quem necessitar dos serviços oferecidos pela Polícia Civil é a questão de deslocamento, já que entre Paraíso e Fortaleza de Minas sequer existe linha de ônibus para o transporte público.

A expectativa conforme conversa entre o delegado e o prefeito gira em torno da nomeação de novos profissionais. “A intenção do governo é prover as comarcas que estão com carência destes servidores, com as designações que deverão ocorrer ao final do ano, uma vez que temos um curso de formação em andamento”, destaca.

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes que tem bom trânsito junto ao governador de Minas Gerais, explica que Romeu Zema já foi acionado para interceder a favor da Regional de Paraíso e também das delegacias jurisdicionadas como é o caso de Jacuí, além de Itamogi e Monte Santo de Minas e encontram-se na mesma situação.