PREVENÇÃO

Vinício Scarano propõe "Semana de Prevenção contra suicídio" em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 19-09-2019 10:00 | 423
Proposta de Vinício visa ampliar conscientização e promover políticas públicas para combate a mortes por suicídio
Proposta de Vinício visa ampliar conscientização e promover políticas públicas para combate a mortes por suicídio Foto de ASSCAM

Deu entrada na Câmara Mu-nicipal de São Sebastião do Paraíso, 16/9), projeto de autoria do vereador Vinício Scarano que institui no calendário oficial do município a "Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio". Segundo o projeto, será realizada, anualmente, na semana que compreender o dia 10 de setembro, em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio.

O projeto prevê que, além do símbolo representado pelo "laço na cor amarela", as Instituições Públicas Municipais poderão participar da divulgação da Campanha mediante a utilização de iluminação e decorações em suas sedes, monumentos e logradouros públicos na mesma cor amarela durante a realização da Campanha, em especial os de relevante importância e grande fluxo de pessoas.

Pelo projeto, caberá ao município "promover palestras e seminários para orientar e alertar a população sobre possíveis distúrbios emocionais e mentais, bem como palestras direcionadas aos profissionais de saúde para qualificá-los na identificação de possíveis pacientes que se enquadrem neste perfil; priorizando suas realizações em estabelecimentos do ensino médio".

Além disto, também prevê que o município divulgue amplamente eventuais sintomas e alertar para possíveis diagnósticos, utilizando-se dos meios de comunicação acessíveis à população; crie canais de atendimento pessoal àquelas pessoas diagnosticadas ou as pessoas que se encontram com sintomas de distúrbios emocionais e mentais; promova atividades de apoio para o público alvo do programa, principalmente os mais vulneráveis e, por fim, também promova a interdisciplinaridade entre os profissionais que irão atuar no segmento.

NÃO É PARA CHAMAR ATENÇÃO
A vereadora Cidinha Cerize elogiou a iniciativa e comentou que há alguns anos não se falava sobre o tema e que, segundo destacou, precisa ser levado muito a sério e que ninguém que tem depressão e faz ameaças de morte, faz isso para chamar a atenção.

"No passado tinha disso de dizer que a pessoa morreu de tristeza, a depressão pós-parto não era identificada e, antigamente, havia o estigma de que pessoas depressivas eram pessoa fracas, e isso fazia com não falassem sobre o que sentiam. Hoje, a depressão é tão séria que afeta crianças, adolescentes, adultos", destacou.

Cidinha ressaltou que atualmente os índices de depressão são muito altos, principalmente no que tange o suicídio entre crianças com idades entre 10 e 14 anos. "É preciso chamar atenção para esse tema, sim. Tem que se falar sobre e pedir para que todos nós olhemos para aquela pessoa que está enfrentando essa doença com carinho e apresenta sintomas sutis nas falas, chegando até mesmo falar de morte. Lembrem sempre o seguinte: quem fala pode fazer", alertou a vereadora.

Cidinha destacou ainda que é preciso levar a depressão a sério e que uma pessoa que fala em morte jamais está querendo chamar atenção. A vereadora ressaltou a importância de estender a mão para essas pessoas que estão sofrendo com a depressão. "É preciso um olhar carinhoso e atenciosos. Parabenizo essa iniciativa", completou.

 "Vários fatores contribuem para a depressão, que leva ao suicídio. Nos jovens temos que ter uma preocupação maior, já que esta depressão pode estar relacionada à internet, bullying, isolamento. É preciso o envolvimento da Educação, Assistência Social e Conselho Tutelar", apontou Vinício Scarano.