AISP

Guarda Municipal ganha nova sede operacional em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Polícia | 21-09-2019 09:42 | 862
Foto de Nelson P. Duarte

A Guarda Civil Municipal de São Sebastião do Paraíso ganhou na manhã desta sexta-feira (20/9) uma nova sede operacional que funcionará no antigo prédio da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) no São Judas. Esta sede foi pensada para atendimento no que tange operação referente a segurança dos postos patrimoniais, eventos, corregedoria da Guarda entre outros assuntos referente a municipalização do trânsito.

O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Miguel Felix, o prefeito Walker Américo Oliveira, e representantes da segurança pública e sociedade civil organizada.

Félix lembrou que o prédio da AISP, que pertence ao município, não estava cumprindo com a proposta desde que o comando da PM em Belo Horizonte deu ordens para recolhimento de companhias destacadas para junto do batalhão da PM.

"Nós já tínhamos esse projeto para uma sede própria da GCM. Com a ordem vinda da PM para pôr fim da AISP, nós vimos a oportunidade de realizar esse sonho de uma sede própria e colocamos o projeto em prática", destacou. De acordo com Miguel, esta nova sede trará benefícios para a própria Secretaria e para a população pelo fato de hoje a Guarda Civil Municipal terá uma identidade.

"A população agora sabe onde encontrar a Guarda Civil Municipal, onde fazer uma reclamação, solicitação ou sugestão. Isto sem contar na proximidade com o bairro São Judas e toda essa região que precisa deste contato com a Guarda", destacou.  Além da importância da identidade, o secretário destacou também que a nova sede veio para operacionalizar não apenas os serviços referentes ao trânsito, mas também demais atividades envolvendo a Guarda.

Durante o evento, 14 guardas municipais foram certificados após longo período de capacitação para trabalhar na fiscalização do trânsito no município e também foi realizada a promoção de guardas e entrega a GCM de duas novas viaturas que irão somar a frota já existente.

Também contou com a presença de convidados, entre eles o ex-secretário de Segurança Pública na gestão do ex-prefeito Mauro Zanin, coronel PM, Pedro Ivo, que destacou a importância da Segurança Pública e a luta que foi para trazer ao município o pelotão do Corpo de Bombeiros, a Companhia de Polícia (hoje Batalhão), e o aumento de profissionais ligados à segurança pública no município.

"Não é fácil fazer segurança pública, quando aceitei o desafio de desenvolver os projetos para Segurança Pública do município, foi ciente do apoio que teria da Poder Executivo, Legislativo e Judiciário na época. Aqueles que são mais antigos, recordam-se que tivemos passeatas com mais de seis mil pessoas nas ruas pedindo por segurança pública", lembrou.

O coronel destacou que os problemas envolvendo esta pasta ainda continuam, mas que é preciso coragem para enfrenta-los. "Eu fico muito orgulho de ver que esses projetos continuaram e hoje estão aí dando frutos, de ter deixado aqui em Paraíso um Companhia, hoje Batalhão, e também de ter trazido para cá o 2º Pelotão de Bombeiros Militares, além do aumento desse agente de segurança", citou.

Por fim, o prefeito Walker Américo Oliveira destacou a importância dos trabalhos que foram desenvolvidos ao longo da sua gestão e que a municipalização trará muitos benefícios para Paraíso.

Finalizou destacando a necessidade de tonar o trânsito mais ordeiro, já que existem dificuldades de locomoção nas vias de Paraíso dado ao grande número de veículos. "Precisamos organizar e cada um fazer a sua parte", completou.