EDIÇÃO 2340 CURTAS

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 21-09-2019 09:45 | 420
Foto de Reprodução

Emenda
Em visita a Santa Casa de Paraíso o deputado Antonio Carlos Arantes anunciou a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil. Conforme disse, documentos já foram assinados visando a liberação da verba e a expectativa é de que este e outros recursos cheguem ao hospital ainda neste ano. O compromisso segundo Arantes é de continuar trabalhando junto ao Governo do Estado para que sejam pagos os débitos para com a Santa Casa, para ajudar no equilíbrio financeiro da instituição que vem sofrendo com os efeitos da má gestão do governo Fernando Pimentel, de triste memória.

Repercutiu
Matéria publicada pelo Jornal do Sudoeste sobre a penúria de proprietários e moradores no Recanto Feliz que treze anos após adquirirem suas chácaras ainda não têm energia elétrica em suas casas, chamou atenção da equipe de jornalismo da EPTV, de Varginha que enviou repórter para repercutir o caso em um de seus telejornais. Há algum tempo o Sudoeste tem sido portador da mais que justa reclamação.

Secretários
Outro assunto levantado pelo Jornal do Sudoeste, o que envolve moradores em situação de rua foi tema do encontro entre secretários municipais, Marcelo São Julião (Desenvolvimento Social) e Miguel Félix  (Segurança Pública, Trânsito e Transportes), na busca de possíveis soluções. Já foi também objeto de debate na Câmara Municipal.  Do encontro surgiu a proposta de se reunir outros órgãos de classe para trabalho conjunto. A união de esforços encontrará um bom encaminhamento para a preocupante situação.

Revisão
O relator da Comissão de Revisão da Lei Orgânica Municipal (LOM) de São Sebastião do Paraíso, Vinício Scarano Pedroso, reuniu-se com o setor jurídico e a chefia de gabinete da Câmara para formatar o relatório final com as alterações propostas. O documento será apresentado aos demais membros da Comissão, Maria Aparecida Cerize e Sérgio Gomes, nos próximos dias. A revisão contou com a contribuição da Procuradoria do Município e do Controle Interno da Prefeitura, com apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso (SEMPRE) e do Instituto de Previdência do Município (Inpar). A próxima reunião será nesta segunda (23/9).

APAC
O presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, acompanhado dos vereadores Vinício Scarano, Paulo César de Souza e José Luiz das Graças e assessores no Legislativo paraisense visitaram a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Passos. O grupo foi recepcionado pelo diretor da instituição Divino Barbosa Soares que mostrou o funcionamento do local. A intenção é implantar um serviço semelhante em São Sebastião do Paraíso. No passado outras iniciativas semelhantes já foram implementadas, mas acabaram sucumbindo por falta de apoio da própria comunidade. Vale a pena tentar de novo. Vale lembrar que a APAC tem diretoria constituída em Paraíso.

Funcionamento
A APAC tem por objetivo trabalhar a recuperação e reintegração social dos condenados. Um dos detalhes que chama a atenção é que a segurança e disciplina do presídio são feitas com a colaboração dos próprios recuperandos, que podem frequentar cursos supletivos e profissionais. Além de participarem de diversas atividades e dinâmicas de grupo, os recuperandos têm assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica. Não há trancas e nem cadeados. Em muitos lugares por Minas Gerais a entidade funciona muito bem e é tida como modelo alternativo para atendimento de presos condenados de menor poder ofensivo e que realmente estejam dispostos a ressocialização.

Mostraeduca
Foi realizada em São Sebastião do Paraíso mais uma edição da Mostra de Trabalhos Educacionais (Mostraeduca). Na quinta-feira,19, na Casa da Cultura foram apresentados os trabalhos interessantes e que demonstram conhecimento da matéria e despertaram a curiosidade de muita gente desenvolvidos pelos alunos. O evento foi encerrado na sexta-feira,20, no Teatro Municipal Sebastião Furlan e que tem como público alvo os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A iniciativa tem por objetivo valorizar as experiências vivenciadas pelos professores e alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino.

Na Rede
Escolas da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião do Paraíso já deram início aos estudos da Constituição em Miúdos em sala de aula. Os exemplares foram distribuídos aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II nos últimos dias, após serem disponibilizados à Secretaria de Educação pela Câmara Municipal. Foram adquiridos e disponibilizados, no total, 150 exemplares da Constituição em Miúdos e 600 da Cartilha de Atividades, destinada ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Com isso, as turmas começam os estudos que contribuirão para a formação cidadã dos jovens.

Revitalização
Muitos moradores de São Tomás de Aquino se surpreenderam com a mudança de cenário ocorrida na Praça do Rosário que está passando por um amplo processo de revitalização. As obras estão sendo realizadas pela Prefeitura que de antemão anunciou que algumas árvores antigas seriam substituídas. Mesmo com o anúncio prévio, quem não acompanhou o comunicado oficial se surpreendeu dias atrás. As obras avançam e logo um novo projeto de paisagismo e com o plantio de espécies adequadas dará um novo aspecto e colorido especial à tradicional praça que no final do ano abrigará a tradicional festa da congada da cidade.

Representada
A estudante Marcelina Ramos é a representante de São Sebastião do Paraíso que nesta semana se juntou a outros 123 jovens de diversas regiões do Estado e estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desde a quarta-feira,18, para a etapa final do programa Parlamento Jovem. Eles trouxeram consigo muito mais que seus pertences pessoais e carregam ainda o aprendizado e o repertório construído coletivamente ao longo das fases municipal e regional, quando se engajaram em atividades de discussão, deliberação e mobilização em torno da discriminação étnico-racial, tema do programa neste ano.