AEROMODELISTAS

Encontro Amigos Aeromodelistas em Paraíso, um show de manobras emocionantes

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Entretenimento | 21-09-2019 09:55 | 1310
Encontro de dezenas de aeromodelistas de Paraíso, Região e de cidades do estado de São Paulo
Encontro de dezenas de aeromodelistas de Paraíso, Região e de cidades do estado de São Paulo Foto de Sebastião Tadeu Ribeiro

Paraisenses e região têm motivos para se orgulharem, porque aqui na Cidade dos Ipês e cafés finos há um aeroporto com pista totalmente asfaltada, iluminação artificial que proporciona o pouso e decolagem de aeronaves de pequeno e médio porte que podem transitar na pista, com segurança, durante vinte quatro horas, ou seja, dia e noite.

Orgulhosamente também existe em São Sebastião do Paraíso pista para a prática de aeromodelismo, onde, aos sábados, domingos e feriados acontecem voos com acrobacias espetaculares que deixam as pessoas que vão lá curtir, emocionadas, e momentos de emoção que valem a pena.

Para quem ainda não tem conhecimento, o aeromodelismo é uma prática esportiva, hobby, um lazer praticado tanto por jovens e adultos, uma paixão que passa de pai para filho, cheia de desafios e prazer, mas que tem regras de segurança a ser cumpridas, conforme explica e alerta o experiente aeromodelista e instrutor de voo, Nilson Nunes Pedrosa.

Sábado (14/9) aconteceu na referida pista o Encontro Amigos Aeromodelistas de Paraíso, Passos, Franca, Jacuí, Itamogi, Monte Santo de Minas e Limeira (SP). Foi um verdadeiro show de inúmeros voos acrobáticos, acompanhado de delicioso churrasco.

Durante as apresentações, chamaram bastante atenção do público e dos próprios aeromodelistas, as habilidades e manobras praticadas por três pilotos: do paraisense Lúcio Flávio Furtado, Juraci Soares, de Limeira e Raphael Fernando de Campos Filho, de Passos, que tem apenas seis anos de idade.

Juraci deu verdadeiro show acrobático com seu helicóptero. Voava com a aeronave de costas, na vertical, piruetas dentre outras façanhas, emocionando aos presentes.

Lúcio Flávio pilotou um aeromodelo formato de asa delta, ou em V, sendo que a aeronave não tem trem de pouso e decolagem, sendo que para sobrevoar precisa ser arremessada como se fosse bumerangue. O aeromodelo chamado Azazagi faz voos noturnos. Nele há uma minicâmera de vídeo que filma o voo mesmo noturno, com imagens impressionantes, proporcionando e transformando imagem noturna como se fosse à luz do dia, com muita nitidez.

A aeronave tem luz de led onde o piloto pode enxergar à noite, a uma distância que ultrapassa 900 metros de distância, isto voando no piloto automático, mostrando em um visor a distância, altura, velocidade de voo do aeromodelo Azazagi.

Como o leitor pode observar pela foto, em voo noturno esta aeronave, para quem não sabe, tem a impressão de estar vendo um OVNI (objeto voador não identificado).

O piloto Raphael Fernando, 6 anos, aprendeu a pilotar com o seu pai Raphael Fernando de Campos. Fez voo perfeito. Sua aeronave é movida por rádio controle. Deixou espectadores perplexos por sua habilidade e tranquilidade, com categoria de piloto experiente e responsável.

Vale lembrar que todas as aeronaves aeromodelos que voaram naquela apresentação, foram através de rádio controle transmissor.

Os baluartes e organizadores do Dia do Voo e Encontro de Aeromodelistas, de Paraíso e várias cidades, foram Hebert, Lúcio, Dudu, com o apoio dos pioneiros pilotos que são membros do Clube Paraisense de Aeromodelismo, o presidente Nilson Nunes Pedrosa, vice-presidente, Francisco de Souza e o diretor de pista, Luiz Antonio Lovo.

A pista de aeromodelismo se localiza há pouco mais de 400 metros da rodovia BR 491 km 7,4 sentido Paraíso Monte Santo de Minas, acesso pela Paraíso Verde Produções, sendo a primeira entrada logo abaixo no mesmo alinhamento de entrada principal para o Condomínio de chácaras Campo Alegre.

O Aeromodelo AZAZAGI que voando durante a noite mais parece um OVNI (Objeto Voador Não Identificado)
O Piloto e Instrutor Paraisense Lúcio Flávio Furtado com o seu Aeromodelo AZAZAGI que faz voo noturno
O precoce Piloto Raphael Fernando de apenas seis anos juntamente com o seu pai Raphael, ao lado do Aeromodelo SUKHOI