GILBERTO AMARAL

“Eu fui Advogado de JK”

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 25-09-2019 01:51 | 2560
Hugo Napoleão
Hugo Napoleão Foto de Reprodução

“eu fui Advogado de JK”
Esse é o título do livro que o meu amigo Hugo Napoleão (foto) está finalizando e irá lançar até o final deste ano. A obra reúne relatos e episódios reais de sua carreira como advogado quando, aos 27 anos , integrou a equipe jurídica do presidente Juscelino Kubitscheck, que governou o Brasil de 1956 a 1961.

Mandato cassado
Em um dos capítulos, o autor menciona a fala do ex-presidente quando contava sua trajetória política, no episódio em que teve seu mandato de senador cassado pelos militares por ser aliado de João Goulart. JK foi alvo de vários inquéritos militares e chegou a se exilar.

Desabafo do presidente
“Ele disse Hugo preste bem atenção ao que vou lhe dizer, eu fui [...] Presidente da República, Senador, depois fui cassado e sofri o pão que o diabo amassou. A cassação a gente se sente como se estivesse num leprosário, ele disse desse jeito”, afirma o ex-governador do Piauí e autor da obra.

Festa Nacional
Amanhã, o embaixador da China, Yang Wanming, e a embaixatriz Lu Yanliu (foto) recebem convidados em elegante recepção para comemorar a Data Nacional de seu país. A noite será abrilhantada pela celebração dos 45 anos das Relações Diplomáticas China-Brasil, além da abertura de bela exposição sobre as Conquistas da China nos últimos 70 anos. Para embalar o evento, apresentação da Orquestra de Câmara do Conservatório Central Chinês. O evento é só para convidados!

Excesso
Tudo que é demais é ruim. Como o mais antigo jornalista tenho observado nos noticiários um excesso de informações maléficas, criminosas, despudoradas. Quando tudo passa dos limites, pode haver o inverso da notícia, estimular os menos favorecidos a cometer algum tipo de crime. Sugiro mais moderação ou então que seja veiculado num horário mais tarde.

As novelas?
Aí o assunto é mais vergonhoso. A pouca vergonha enchem as telinhas com beijos e abraços até chegar às vias de fato, para não falar coisa pior. É a pouca vergonha é assistida pela meninada e os pais não estão nem aí. Pobre Brasil!

Vernissage
“Movimentos Abstratos” é a exposição que a artista plástica Sonnia Guerra (foto) inaugurou, na última segunda-feira, no corredor de ligação dos anexos do Palácio do Planalto. A mostra segue até o dia 11 de outubro.

Visão
O que não falta em Brasília são hospitais oftalmológicos. O difícil é saber qual é o melhor. Todo cuidado é pouco.

Safari do Felipe
Hugo e Patrícia Salles Rodrigues estão na maior felicidade com a proximidade da comemoração do primeiro aninho do herdeiro Felipe. O festão vai movimentar, no dia 28, a residência dos avós maternos, João e Mônica Cortopassi Cruz, que estão eufóricos com os preparativos e caprichando no tema Safari. Vai ser um show de festa!

Voz da cidade
Sempre abrindo espaço para artistas da cidade, o Feitiço Mineiro recebe em seu palco a cantora Mina Ziane, no dia 25, a partir das 21h. Com uma voz marcante e cheia de personalidade, a artista se apresenta com o espetáculo “Canções Atemporais”, entoando clássicos da MPB e do rock.

Gala do GPS
A segunda edição do GALA GPS Foundation, no dia 2 de outubro, no Hípica Hall, terá como mestre de cerimônias o famoso influencer Hugo Gloss, que nasceu em Brasília e se diz muito feliz com o convite para apresentar a noite black-tie. Também já confirmados, minha amiga Luiza Brunet, Yan Acioli, Beto Pacheco e shows com Rogério Flausino, Wilson Sideral, DJ Zé Pedro e Pete tha Zouk.

Trilha da Primavera
Setembro é o mês da Trilha da Primavera no Ravenna Brasília, com programação especial durante todo o mês. O foco é estimular os participantes a focar em seus processos de emagrecimento. Entre as atrações, estão meditações com a psicanalista Neiva Fernnades, dinâmicas de grupo com o psicólogo Bernardo Rabelo, aulão de Circuito Funcional e caminhada no Parque da Cidade – tudo gratuito e aberto ao público.

Seminário I
A OAB Nacional, por meio da Comissão Especial de Assuntos Regulatórios, realizou o Seminário Cannabis Medicinal: direito, saúde e regulação. Foram promovidos dois painéis que trataram dos temas “O Direito à Cannabis Medicinal: Diálogos Entre Sociedade” e “Parlamento e Cannabis e Regulação Setorial”.

Seminário II
Participaram dos debates, o ex-presidente nacional da OAB, Cezar Britto; a presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde, a advogada Daniela Tamanini, responsável pela primeira decisão brasileira em 2ª instância , em sede de habeas corpus preventivo, para garantir o cultivo medicinal da cannabis.

Lide...
O presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa (foto), detalhou aos membros do Lide Brasília o plano de recuperação e expansão da instituição. Ele foi o convidado para o almoço-palestra, no Kubitschek Plaza. Na apresentação, intitulada “O papel do BRB como banco de desenvolvimento”, detalhou como pretende estreitar as relações com o setor produtivo.

...Brasília
Na saudação a Paulo Henrique Costa, o presidente do Lide Brasília, Paulo Octávio, detalhou a trajetória do comandante da instituição bancária, lembrando que, o BRB apurou lucro líquido de R$ 160,9 milhões no primeiro semestre deste ano, alta de 18,9% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Chá da Lasthênia
Às 15h, movimenta os salões do Clube do Exército, mais uma edição do tradicional Chá da Lasthênia. O evento beneficente reunirá a família militar, autoridades e representantes da sociedade brasiliense. Os recursos arrecadados serão destinados a instituições filantrópicas, não só do Distrito Federal, mas de outros estados.

Mostra no TBV
O Templo da Boa Vontade, eleito uma das Sete Maravilhas de Brasília, sedia até o dia 31 de outubro a Mostra Cultural e Artística “Jesus, o Ecumênico por excelência”, em celebração ao seu 30° aniversário. A exposição retrata Jesus sob o olhar das diversas escolas de arte e de diferentes tradições religiosas ao longo do tempo.

 

Chica Voz da cidade
Artista plástica Sonnia Guerra
Em noite cultural em São Paulo, Sula Costa ladeada pelas curadoras da Inn Gallery, Miriana Lagazzi e Carmen Pousada
Isabel Cristina e Áurea Barbosa
Kátia Piva, Maria José Santana e Heloísa Hargreaves
Rosane Machado, Solange Ferrer e Verônica Nascimento
Chapéus, flores e elegância