CURTAS EDIÇÃO 2342

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 28-09-2019 10:07 | 216
Foto de Reprodução

Convidados
O prefeito  Walker Américo Oliveira e representantes da administração municipal estão na lista dos convidados da Prefeitura de Franca (SP) para a inauguração oficial  do Portal (Marco Zero) do Ramal Caminhos da Fé. O evento acontece neste domingo, 29,  a partir das 8h da manhã com a celebração de uma missa e depois o monumento. O ramal passa por nove cidades, inclusive Paraíso em um trecho de 212 quilômetros e depois segue por mais 400 quilômetros até o Santuário de Aparecida, no Vale do Paraíba. Em outubro será a vez de Paraíso inaugurar o seu portal.

Autorizado
A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta semana, parecer favorável ao Projeto de Lei  que autoriza o Estado a oferecer imóveis para quitar, total ou parcialmente, dívidas com os municípios mineiros. Esse tipo de acordo, no qual o credor aceita receber prestação diversa da que lhe é devida, é conhecido como dação em pagamento. A proposição trata das dívidas com os municípios contraídas até 31 de janeiro de 2019, referentes aos repasses constitucionais obrigatórios de créditos do ICMS e do IPVA.

Interesse
Não se tem confirmado oficialmente, mas representantes de alguns setores da cidade estariam interessados na negociação entre Estado e Município, envolvendo o antigo prédio do Fórum. Localizado na região central da cidade, na Praça Comendador João Alves (Fonte), várias foram as cogitações  o espaço. Há quem defenda que o próprio estado poderia utilizá-lo para abrigar a sede da Regional de Ensino e outras repartições.

Otimistas
O prefeito de São Tomás de Aquino, José Carlos Pimenta retornou otimista de Belo Horizonte onde foram protocolados alguns projetos e apresentadas reivindicações de melhorias para a comunidade aquinense. Acompanhado de Marcelo Lovo, responsável pelo setor de convênios do município, foram pleiteados recursos para a aquisição de um caminhão para a coleta de lixo. Na visita ao gabinete do deputado Antônio Carlos Arantes, agradeceram pelas indicações e recursos destinados para as áreas da saúde, educação, e obras e infraestrutura.

Videoconferência
Na tarde quinta-feira,26, o Fórum de São Sebastião do Paraíso recebeu a visita em suas instalações do presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, juiz James Ferreira Santos. Ele foi recebido por autoridades judiciárias da cidade, oportunidade em que foi realizada a inauguração da sala de videoconferência do TJMG na sede da comarca paraisense.

Julgamento à distância
O sistema de videoconferência adotado vem sendo implantado em dezenas de comarcas do interior desde 2017. Este recurso permite o julgamento remoto, por meio de teleaudiências, de processos que envolvem policiais militares e outros casos da competência do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais.

26 anos de prisão
Também na quinta-feira (26/9), houve o julgamento de um réu, envolvido em rumoroso assassinato ocorrido há praticamente 20 anos, quando uma jovem de 19 anos foi violentada, morta, teve o corpo queimado e ocultado em área rural, conhecida como “descida da igreja da Noca”, ou “espraiado”. Silmara Souza que estava com 19 anos, foi morta a golpes de faca. Uma da envolvidas, Marli Souza da Cruz, segundo informações, faleceu. Marcelo Borges Campos coautor fugiu para o Estado de Goiás, mas faltando pouco para a prescrição do crime (20 anos), acabou preso por policiais goianos. Quinta-feira ele foi condenado a 26 anos de reclusão.

Coolapa
Quinta-feira, dia 26, foi sepultado em São Sebastião do Paraíso, Antônio Costa Vale, o Tonhão, que por muitos anos, praticamente até o fechamento da Cooperativa de Laticínios, Coolapa, trabalhou na empresa. O detalhe: ele era caldeireiro, e paraisenses mais maduros certamente se lembram do apito da sirene que balizava praticamente por quatro vezes ao dia, o horário na cidade, ou seja 06h45, às 7 horas, às 11 e ao meio dia, acionado pelo Tonhão.

102 anos
Mais um aniversário da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso foi celebrado com uma bonita festa que reuniu diretores, funcionários, colaboradores e convidados representantes da comunidade local e também da região. Com os recursos obtidos no evento a direção do hospital pretende adquirir um aparelho de ultrassonografia destinado ao setor de urgência e emergência, além de outros acessórios e equipamentos hospitalares. A comissão interventora continua desenvolvendo um trabalho intenso para a sua estabilização e manutenção de pé para continuar servindo a coletividade paraisense e de um grande número de municípios.

Copasa
Nesta semana foi realizada mais uma audiência pública na Câmara de Vereadores de São Sebastião do Paraíso para discutir a respeito do tratamento de esgoto no município e as tarifas que estão sendo cobradas da população. Apesar da gritaria geral dos populares em toda a cidade, no recinto dos debates havia menos de 10 pessoas, entre dirigentes da empresa e vereadores. Em menos de uma semana foi o segundo evento realizado com o mesmo objetivo e o comparecimento público foi pífio novamente. Nas redes sociais o assunto continua bombando.

Mostra de cinema
As Secretarias de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Social de Paraíso iniciaram nesta semana uma mostra de cinema com apresentações de vários curtas-metragens. A temática abrange diferentes temas, porém, todas as histórias são relacionadas aos Direitos Humanos. Uma roda de conversa acontece após cada exibição com a participação de terapeutas e psicólogos. O público-alvo são, principalmente, pessoas que utilizam os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), mas o evento é aberto para toda a população.

Programação
A mostra de cinema terá novas apresentações na próxima semana. Haverá sessões no próximo dia 30, às 13 horas, para as mulheres do Cras Santa Tereza. Em outubro também tem exibição. No dia 3, às 13 horas, acontece para os adolescentes do CRAS de Guardinha, na Escola Francisco Daniel. No dia 4, na Secretaria de Ciência e Tecnologia, com os adolescentes do CRAS Mocoquinha, e no dia 8, às 9 horas, para mulheres do CRAS de Guardinha, na Escola Francisco Daniel.

Cemig
Representantes de vários municípios mineiros estiveram nesta semana na Assembleia Legislativa de Minas Gerais onde participaram de uma audiência pública que tratou sobre o fechamento de bases operacionais da companhia pelo interior. Segundo cogita-se desde o final de 2018, São Sebastião do Paraíso também pode ter as portas do escritório da empresa fechadas, com uma possível transferência do atendimento para a regional de Passos. Por tudo que se ouve Minas a fora, o temor é de que esta medida seja uma preparação para privatização da estatal mineira que já está a caminho.

Contramão
Pelo oitavo mês consecutivo, Minas Gerais voltou a ter saldo positivo de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira, 25, o estado registrou, em agosto, 5.895 postos de trabalho adicionais, índice 30% maior do que o apurado no mesmo mês em 2018, que registrou 4.530 vagas. Na região e principalmente nos municípios produtores de café como Paraíso os números não foram tão animadores. Com o fim da colheita da safra deste ano, as baixas foram consideráveis, mesmo levando em conta que a mecanização tem dominado nas maiores lavouras. Ainda assim por onde se contratou para a colheita manual, os números de desemprego crescem neste momento.