ILUMINAÇÃO DE LED

Prefeitura colocará iluminação com de led em ruas e praças da cidade

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Internacional | 28-09-2019 10:09 | 1769
Além da manutenção, iluminação pública da cidade será melhorada com uso de lâmpadas de led
Além da manutenção, iluminação pública da cidade será melhorada com uso de lâmpadas de led Foto de Reprodução

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, conforme divulgou, deverá iniciar ainda neste ano a substituição do sistema de iluminação pública em duas das principais ruas da cidade, a Pimenta de Pádua e a Dr. Placidino Brigagão. O anúncio foi feito pelo prefeito Walker Américo Oliveira que confirmou também que a partir de 2020 pretende levar a melhoria para todas as praças públicas de Paraíso. Embora os investimentos anunciados sejam realizados com recursos próprios, a Cemig realiza periodicamente chamadas públicas com propostas de realização de projetos de eficiência energética com objetivo de baratear custos e otimizar o uso da energia.

Segundo informações, a Prefeitura está em fase final de levantamento de custos para iniciar o projeto. A ação consiste na substituição das lâmpadas convencionais da iluminação pública por luminária com tecnologia LED consideradas mais modernas, econômicas e eficientes.

Walkinho salienta que "todas as praças são manutenidas com as potências existentes e temos projetos em estudos para melhorias e implantação de led em 2020 nas praças Comendador João Alves e Comendador José Honório".

Walker lembrou ainda que quando assumiu a administração a cidade estava com um grave problema de segurança devido a falta de manutenção no sistema de iluminação das ruas e praças.

Na época foi anunciado que 9.677 pontos passariam a ser observados sobre a necessidade de reparos, após o acerto com o pagamento da empresa responsável pelos serviços que foram realizados na cidade e também nos distritos de Guardinha e Termópolis. Com a atualização do serviço o prefeito disse que 99% da cidade está funcionando de forma adequada.

Programa
As novas luminárias já vêm preparadas para que, futuramente, a prefeitura possa implementar um sistema de telegestão da iluminação pública. Este sistema possibilita que, por meio de software, seja feito o gerenciamento remoto de todos os pontos de iluminação, permitindo que, casos de problemas com alguma luminária, a prefeitura atue com mais rapidez e eficiência para que a ocorrência seja sanada.

A Chamada Pública de Eficiência Energética ocorre anualmente desde 2015 e integra as iniciativas do Programa Energia Inteligente da Cemig, que é regulado pela Aneel.

Anualmente a Cemig disponibiliza o edital para captação de projetos e de eficiência energética. A iniciativa realizada com recursos do Programa Energia Inteligente contempla unidades consumidoras como indústrias, residências, comércios, serviços, poder e serviços públicos, rural e iluminação pública. A seleção pública de projetos tem o intuito de democratizar a participação dos consumidores e instituições públicas e privadas.