NÍVEL FURNAS

Emidinho Madeira cobra ONS pelo nível de água das represas de Furnas e Peixoto

Represas terão níveis elevados para utilização de balsas inativas
Por: Redação | Categoria: Brasil | 28-09-2019 00:34 | 2233
Foto de Reprodução

O deputado federal Emidinho Madeira, solicitou ao diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, a proposta de elevar o nível das represas de Furnas e de Peixoto.

Após a reunião a ONS informou que a solicitação será atendida. "Tivemos um retorno muito positivo sobre a nossa demanda. E o Operador nos garantiu ainda, que junto com Furnas irão buscar meios para elevar o nível da água, dando mais condições para os produtores rurais e para o turismo regional, afirmou Emidinho Madeira.

Para o vereador de Delfinó-polis, Danilo Araújo, essa demanda é muito importante para o município e região.

"Nós temos que agradecer muito ao deputado Emidinho Madeira, pela articulação junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Antes o escoamento da cana de açúcar era feito pela balsa particular da usina, e desde 2014 essas balsas não estão operando, por conta do baixo nível das águas e isso faz com que o escoamento passe por nossos distritos, quebrando o asfalto, criando rachaduras nas casas, acabando com a paz da população, fora o risco de vida das pessoas que trafegam na BR 464, que não é uma via adequada para receber tamanha carga.

Desde março Emidinho vem nos auxiliando, e nessa última reunião saímos esperançosos de conseguir junto ao órgão, o aumento do volume útil da nossa represa. Estamos agradecidos pelo deputado abraçar mais essa causa e tentar resolver esse impasse, que vem causando transtornos e prejuízos, ao município e ao povo. Sabemos que o diretor do ONS, Luiz Eduardo Barata, está empenhado com Furnas e outros órgãos para conseguir essa cota mínima. Em nome de toda população de Delfinópolis, nosso agradecimento", disse o vereador.

Via e-mail, o diretor do ONS, Luiz Eduardo Barata, reportou as medidas adotadas para viabilização da utilização da balsa grande no reservatório da UHE Mascarenhas de Moraes.

"Contatado, o presidente de Furnas informou hoje já terem sido adotadas providências no sentido de criar condições de navegabilidade plena no reservatório, mas as informações recentes indicam que isto não está  sendo possível. Assim, nós do ONS estamos em contato com a equipe de Furnas, com o intuito de, conjunturalmente, buscar elevar o nível do reservatório de modo a viabili-zar o funcionamento da balsa grande. Posteriormente, devemos voltar à mesa  de reunião, aí presentes Furnas e os municípios envolvidos,  para assegurar a adoção de uma solução estrutural para o uso do reservatório para todos os fins", reafirmou o diretor.