MOSTRAEDUCA

"5ª Mostraeduca" apresenta trabalhos dos anos finais do Ensino Fundamental

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 28-09-2019 10:27 | 925
Mostra deste ano teve dois dias de apresentações de trabalhos  escolares produzidos por alunos da Rede Municipal de Ensino
Mostra deste ano teve dois dias de apresentações de trabalhos escolares produzidos por alunos da Rede Municipal de Ensino Foto de Divulgação

A Mostra de Trabalhos Educacionais (Mostraeduca) realizada por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal em São Sebastião do Paraíso chegou à sua quinta edição. Neste ano as atividades foram realizadas nos dias 19 e 20 de setembro, com momentos distintos. No primeiro, na Casa da Cultura, houve a exposição de trabalhos e no dia seguinte já no Teatro Municipal Sebastião Furlan, ocorreram apresentações artísticas que emocionaram o público.

A mostra foi idealizada pelas assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Marília de Souza Neves e Ana Paula de Brito Pelúcio. O trabalho, no geral, teve o respaldo da Secretaria Municipal de Educação e por toda a equipe dos anos finais, que envolveu a colaboração e participação de diretoras, coordenadores pedagógicos e professores.

Mais de 500 estudantes expuseram cartazes, maquetes, pesquisas feitas, textos produzidos, obras de arte e resultados de experiências científicas.

De acordo com Marília Neves, um dos principais objetivos da prática é expor os trabalhos pedagógicos significativos. A iniciativa também visa destacar os trabalhos interdisciplinares realizados com êxito, além de propiciar aos estudantes o contato com as expressões artísticas de forma contextualizada e compartilhar as experiências pedagógicas bem-sucedidas com as demais unidades escolares municipais.

Também durante as apresentações os alunos propuseram jogos e desafios aos convidados e, de modo interativo, despertaram a atenção dos participantes. Nesse sentido, os componentes curriculares Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia, Ciências, Língua Inglesa, Matemática, Ensino Religioso e Geometria foram retratados de forma interdisciplinar, comprovando a importância das conexões entre conceitos, conteúdos e aprendizagem significativa.

Os alunos também tiveram a oportunidade de apresentar paródias referentes ao meio ambiente e à trigonometria, peças teatrais relativas a crônicas, a obras literárias estudadas e à preservação das águas, além de uma pantomima. Para a assessora pedagógica, Ana Paula Pelúcio, o evento propiciou não apenas um encontro de todos os educandos do Fundamental II da Rede Municipal de Ensino, mas possibilitou uma troca de experiências e aprendizagens, com uma grande confraternização entre esses jovens.

"A Mostreduca foi um sonho que conseguimos realizar pelo quinto ano, por meio da parceria com professores, alunos, coordenadores pedagógicos e diretoras escolares", explica. Em seguida completa dizendo que "as apresentações dos trabalhos nos deixaram muito emocionadas, estavam belíssimas, repletas de criatividade e sensibilidade, evidência de que foram preparadas com muita dedicação e afeto".

Marília Neves, que também é assessora pedagógica, assegura que esta iniciativa corrobora os pressupostos de uma gestão preocupada com o protagonismo juvenil e com o reconhecimento do trabalho docente desenvolvido com competência e responsabilidade.

"A Mostreduca é uma valiosa oportunidade de os alunos usarem a comunicação eficaz, a argumentação, a resolução de conflitos, ouvindo com atenção o que os outros têm a dizer, respeitando as diferenças e expressando suas múltiplas linguagens", avalia. Ela acrescenta ainda que deste modo, "desenvolvem as competências socioemocionais, tão necessárias para o equilíbrio e o bem-estar do indivíduo", finaliza.

A secretária municipal de educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento integral dos alunos. "Fiquei bastante feliz com o resultado dos trabalhos expostos, com a explicação dos estudantes sobre os conteúdos aprendidos e com o envolvimen-to de todas as unidades escolares municipais que têm anos finais. Tenho certeza de que os nossos professores se empenharam muito, pois, estão comprometidos com a educação de qualidade".

Allunos ficaram satisfeitos com as apresentações. O prefeito Walker Américo Oliveira prestigiou a mostra, conversou com estudantes, professores e relembrando sua época de estudante.