EDUCAÇÃO

Inspetores escolares da 24ª SRE fazem de formação da Secretaria de Educação

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 01-10-2019 19:50 | 349
Primeira formação com inspetores realizada pela Secretaria de Estado da Educação ocorreu em agosto
Primeira formação com inspetores realizada pela Secretaria de Estado da Educação ocorreu em agosto Foto de Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Instituto Unibanco promovem formação voltada para inspetores escolares da rede estadual que atuam nas 24 Superintendências Regionais de Ensino (SRE). Nestas unidades está sendo implementado o programa Jovem de Futuro, atividade que é focada na gestão escolar, a formação abordará elementos da execução de planos de ação, monitoramento e avaliação. Esses elementos compõem o método de gestão voltado à educação desenvolvido pelo Instituto. A Secretaria, regionais e escolas estão em fase de planejamento e, a partir da formação, irão iniciar a etapa de execução do circuito de gestão.

A formação é dividida em turmas, sendo que a primeira já está recebendo o treinamento iniciado na terça-feira, 1º de outubro e que vai até quinta-feira, 3. A segunda etapa da capacitação será realizada entre os dias 8 a 10 de outubro quando será passado novamente o conteúdo referente a  gestão escolar para resultados de aprendizagem.

Os encontros darão sequência a uma série de formações que estão sendo promovidas para as equipes envolvidas na implantação do Jovem de Futuro.

Conforme a SEE, o Governo de Minas lançou este ano o programa Gestão pela Aprendizagem, que busca, dentre outros resultados, a melhoria do aprendizado. A proposta visa também o aumento da permanência dos estudantes do Ensino Médio e, nessa direção, constituiu parceria com o Instituto Unibanco, por meio do programa Jovem de Futuro.

A parceria envolve governança, formação, assessoria técnica, análise de dados, avaliação, sistemas tecnológicos e produção de conhecimento focados no aprimoramento contínuo da gestão da educação para o desenvolvimento pleno dos estudantes com redução de desigualdades educacionais nas escolas públicas de ensino médio.

Em 2019, o programa está sendo implantado em 1.296 escolas do Ensino Médio Regular que atendem a mais de 500 mil estudantes e estará em toda a rede estadual de ensino médio, formada por 2.333 escolas, até 2022. A primeira turma da formação "Oficinas de protocolos do circuito de gestão escolar - etapas de execução e sistemática de monitoramento e avaliação de resultados" (1º a 3 de outubro) será composta por representantes de 17 regionais, incluindo a de São Sebastião do Paraíso. A segunda (8 a 10 de outubro) contemplará as SRE"s Metropolitanas A, B e C; Conselheiro Lafaiete; Divinópolis; Juiz De Fora; São João Del Rei e Varginha. As atividades estão programadas das 9h às 18h, no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte, e serão ministradas pela equipe do Instituto Unibanco.