LIDER

Paraíso recebe programa "Líder" do Sebrae

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 02-10-2019 10:42 | 147
Representantes de Paraíso e região participam do programa Líder realizado em todo o Brasil pelo Sebrae
Representantes de Paraíso e região participam do programa Líder realizado em todo o Brasil pelo Sebrae Foto de Divulgação

São Sebastião do Paraíso é mais um município entre mais de 500 em todo Brasil a implantar o programa Líder, desenvolvido pelo Sebrae. A iniciativa visa identificar lideranças que são convidadas a debater questões que se harmonizam com as particularidades e potencialidades do município, elegendo prioridades que passam a compor a estruturação e formulação de um plano voltado ao desenvolvimento sustentável da região. O projeto tem como objetivo estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável.

Segundo Nilo Raposo, analista do Sebrae/MG, ao final do programa os participantes da iniciativa devem apresentar uma agenda de desenvolvimento para a região e construir uma convergência de forças entre as diferentes instâncias da sociedade. O encontro ocorrido nas dependências da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), na última semana de setembro, foi o terceiro realizado em Minas Gerais.

Para Ailton Sillos, presidente da Associação Comercial de São Sebastião do Paraíso (Acissp), o Sebrae dá uma contribuição fundamental para o desenvolvimento sustentável dos municípios da região. "O Sebrae sempre teve um trabalho importante. Mas, no caso do Programa Líder, a solução é ainda mais inteligente. Até então, o Sebrae sempre colocava os seus serviços à disposição dos empresários e da sociedade. Agora a lógica foi invertida. São os empresários que apresentam diretamente suas demandas", comenta Ailton.

O assunto também foi tema de uma reunião em Paraíso do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles com 45  representantes de 13 municípios da região. "Este é um programa dos mais competentes do Sebrae, que busca a construção de uma convergência de esforços em torno da definição e priorização de projetos e ações para o desenvolvimento regional", disse. Participaram Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR), além de dos gerentes do Sebrae no Centro Oeste e Sudoeste, Lenardo Mol; e da região Sul, Rodrigo Ribeiro Pereira.

A ação coordenada pelo Sebrae tem como objetivo estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável. Estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável. Esse é o objetivo do Programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças que o Sebrae vem implementando, há 10 anos, em diferentes estados do país.

Atualmente, essas lideranças regionais já somam mais de 1.300 pessoas entre gestores públicos, empresários, representantes de entidades de classe e de organizações da sociedade civil. As lideranças passarão a contar com uma plataforma online de integração profissional, onde poderão compartilhar experiências, conteúdos relevantes e reforçar o engajamento.