CURTAS 2344

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 05-10-2019 11:25 | 336
Foto de Reprodução

Intercessor
O deputado Antônio Carlos Arantes foi chamado a interceder junto ao Governo do Estado e também com a direção da Cemig no sentido de auxiliar um grupo de jovens empresários paraisenses. Os empreendedores trabalham para instalar no município uma indústria de energia solar, mas no entanto, o grupo reclama de estar enfrentando dificuldades de viabilizar o empreendimento junto a Cemig. Daí a necessidade da chamada interferência positiva, para que seja aberto o caminho e que mais uma empresa possa iniciar suas atividades em Paraíso gerando emprego e renda na comunidade.

Energia
Aqui nas Curtas, na edição de quarta-feira (2/10) alertamos que a louvável ideia de se criar o Parque Industrial III em Paraíso poderá esbarrar a curto prazo no fator energia elétrica, pela atual capacidade da CEMIG, e por entraves burocráticos que costuma criar. Menos de uma semana nos chega a informação de que empreendedores acharam por bem recorrer a apoio político na tentativa de vencer barreira apresentada por aquela empresa.

Conquistas
Diretores do SEMPRE se reuniram nesta semana com representantes do Executivo municipal, quando foram tratados de diversos assuntos de interesse da categoria. A postura do diálogo foi adotada antes mesmo que a atual diretoria foi empossada e os resultados alcançados foram avaliados de maneira superpositiva, com conquistas para a categoria.

Enumerando
Entre os itens acordados consta que em atendimento ao pedido do SEMPRE, a partir de agora o Plano de Carreira do Magistério será cumprido, garantindo o pagamento dos adicionais de difícil acesso e de alunos portadores de necessidades especiais aos professores em horas adicionais. Outra medida é a publicação do edital do concurso público inserido nesta edição do “JS”. Também haverá a nomeação da comissão de revisão do Plano de Carreira Geral ainda este mês com revisão e adequação da tabela salarial. Outro item é a análise final do Plano de Carreira do Magistério por uma comissão técnica e também a da Guarda Municipal. No dia 10 haverá reunião com os professores,  para tratar de assuntos de interesse da categoria.

Orçamento
Apresentado na Câmara no final de agosto a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê o Orçamento de 2020 sendo analisada pela Câmara. O projeto prevê uma receita de quase R$225 milhões - embora muita gente duvide. Comparando como Orçamento aprovado para este ano e ainda em execução o volume é quase R$ 30 milhões maior do que o montante que está sendo trabalhado em 2018. 

Receitas
Entre as novas fontes de receita previstas no Orçamento, estão taxas de controle fiscalização ambiental, transferências estaduais, transferências dos municípios da região oriundas do termo de cooperação na área da saúde, transferências da União e do estado destinados à infraestrutura de vias que justificam o aumento da receita.

Eleição
Este domingo, dia 6 de outubro, é dia de eleição. Estão em disputa vagas para o cargo de Conselheiro Tutelar, sendo que em São Sebastião do Paraíso participam do pleito 16 candidatos. Qualquer cidadão paraisense poderá participar da votação que acontecerá no período de 8 às 17 horas. As urnas estarão na Escola Municipal Campos Amaral e também na Escola Municipal Interventor Noraldino Lima, além da Escola  Municipal de Termópolis e a Escola Municipal Francisco Daniel, em Guardinha.O Conselho Tutelar é encarregado de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral.

Eletrônica
Uma das novidades da eleição para o Conselho Tutelar deste ano é que será a primeira vez que as urnas eletrônicas serão usadas para esse tipo de eleição. Era realizada por meio de cédulas e agora a partir de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral foi possibilitada a utilização de urnas visando mais segurança, eficiência e praticidade principalmente em relação a apuração. A expectativa é de que por volta das 19 horas se tenha o resultado final. São cinco conselheiros, ou conselheiras, a serem eleitos.

Inseticida
Municípios como Varginha, Passos e São Sebastião do Paraíso estão com dificuldades para comprar o inseticida utilizado para fazer o fumacê e combater o mosquito Aedes Aegypti. O Ministério da Saúde informou que no final de julho, recebeu o fumacê do fabricante e que uma primeira remessa já foi enviada para os estados do Nordeste e Rio de Janeiro, mas não há previsão de quando Minas Gerais será atendida. A situação pode prejudicar ainda mais o combate a dengue que tende aumentar a partir deste e dos próximos meses devido as condições favoráveis de multiplicação do mosquito causador da doença.