CULTURAL

"Câmara Cultural" terá exposição de trabalhos artísticos regionais

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cultura | 05-10-2019 12:14 | 1028
Iniciativa prevê abertura de espaço dentro das instalações da Câmara para exposições de trabalhos culturai
Iniciativa prevê abertura de espaço dentro das instalações da Câmara para exposições de trabalhos culturai Foto de Reprodução

A aprovação nesta semana do projeto "Câmara Cultural" pretende transformar as dependências do Legislativo Paraisense em um salão de exposição de artes. A proposta é utilizar alguns espaços internos da Casa para exposição de trabalhos artísticos mediante convocação pública, assegurada a igualdade de participação. A iniciativa segundo os vereadores paraisenses surgiu a partir de visitas a outras câmaras municipais da região.

Na justificativa ao projeto é argumentado que a Câmara tem o dever e o interesse em promover a cultura para que todos os cidadãos. A medida terá um caráter mais amplo do que a municipalidade já que segundo o texto também se destinará para aqueles que visitam a cidade, tenham a oportunidade de conhecer mais de perto a riqueza cultural das pessoas e de toda história da região. "Além disso, a Casa Legislativa torna-se um espaço aberto para as exposições de ideias, liberdade de opiniões, incentivando artistas de diversas áreas a saírem do anonimato e apresentarem seus trabalhos artísticos. Tudo isso aliado também à formação, à cultura e à comunicação", assegura.

Conforme o projeto, as exposições terão caráter temporário, com atualização mínima a cada quinze dias e máxima a cada 30 dias, podendo o prazo ser estendido caso não haja o envio de novos trabalhos ou com autorização da Presidência.

Para o "Câmara Cultural," serão considerados trabalhos artísticos obras de composição musical, arquitetura, pintura, texto, poesia, dentre outros. De acordo com a vereadora Cidinha Cerize, a iniciativa surgiu a partir de visitas a outras câmaras municipais. "Nem todo mundo tem acesso e é muito agradável a gente chegar na Câmara e ver uma exposição de uma obra, de um quadro, de fotos e outras expressões artísticas culturais", avalia.