1.816 VOTOS

Eleições para Conselho Tutelar elegem nova gestão: foram 1.816 votantes

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 07-10-2019 15:27 | 991
Foto de Reprodução

Aconteceu no domingo (6/10) eleição de nível nacional para a escolha dos membros que irão compor Conselhos Tutelares na gestão de 2020 a 2024. Em São Sebastião do Paraíso o movimento foi um pouco além do esperado e levou às urnas 1.816 paraisenses, todavia, por ser obrigatório, houve 47.599 abstenções. As votações, que aconteceram nos moldes das eleições para representante do Legislativo e Executivo, aconteceram nas escolas Interventor Noraldino Lima e Campos do Amaral, onde se concentraram as 16 seções eleitorais do município.

Foram eleitos para compor a nova gestão os membros Martha Lemes, com 314 votos; Patrícia Dutra, com 296 votos; Leonardo Castro, com 274 votos; Silvia Tamaso, com 188 votos; e Marcia Guerra, com 161 votos. Para suplente, ficaram os candidatos Marilene Luciano, com 117 votos; Julia Gmeiner, com 85 votos; Marli Baião, com 70; Simone Soares, com 66 votos e Vanessa Vitorino, com 48 votos. A apuração aconteceu na sede do Cartório Eleitoral.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcelo São Julião, todo o processo aconteceu de forma muito tranquila, e não houve nenhuma ocorrência. “A apuração foi muito rápida, devido ao uso da urna eletrônica, e todo o processo foi acompanhado pelo Ministério Público. Aconteceu tudo dentro da normalidade, e acima do esperado o comparecimento da população nas urnas”, destacou.

Ainda, segundo o secretário, tendo em vista ter sidoi a primeira experiência, foi um resultado muito positivo. Segundo ele, da gestão anterior, ficaram quatro conselheiros eleitos, entre eles Martha Lemes, Patrícia Dutra, Silvia Tamaso, Marcia Guerra e entrou um novo, Leonardo Castro.

A diplomação dos candidatos ainda não tem data marcada, mas a posse deve acontecer até 10 de janeiro. “Ainda, neste processo, será realizado um curso de capacitação para esses eleitos, mesmo alguns já tendo o conhecimento – até mesmo reforçando aquilo que eles já sabem. Na sequência será realizada a diplomação e a pose, que acontece em 10 de janeiro, nacionalmente. Esta gestão de conselheiros irá atuar de 2020 a 2024”, completa.