50 ANOS

Cidinha Cerize receberá homenagem pelos 50 anos da profissão de Fisioterapia e TO

Por: João Oliveira | Categoria: Entretenimento | 07-10-2019 19:20 | 667
Cidinha Cerize é pós graduada em Fisioterapia pela USP será uma das personalidades homenageadas pelo Conselho
Cidinha Cerize é pós graduada em Fisioterapia pela USP será uma das personalidades homenageadas pelo Conselho Foto de Arquivo Pessoal

A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos, de São Sebastião do Paraíso, será uma das homenageadas nas comemorações do cinquentenário de regulamentação da fisioterapia e da terapia ocupacional. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4) será realizado no dia 18 em Belo Horizonte.

Cidinha Cerize é pós-graduada em fisioterapia cardiorrespiratória pela Universidade de São Paulo (USP-SP) e responde pela chefia do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso.

Em comemoração aos 50 anos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, o CRE FITO-4 homenageará profissionais que contribuíram historicamente para a conquista de espaço das profissões. Na solenidade serão destacados profissionais que em seu campo de atuação se sobressaíram e atuaram com a mais elevada competência e qualidade na prestação de serviços. Para tanto, a autarquia realizou através de identificação, por meio de sugestões dos próprios colegas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais referências entre os seus pares que se destacaram.

O presidente do CREFI TO-4, Anderson Luiz Coelho entende que nada é mais natural do que promover uma homenagem de reconhecimento às iniciativas que diretamente contribuem para a defesa e progresso da Fisioterapia e Terapia Ocupacional para a construção da valorização e autonomia profissional, seja no serviço público, privado, instituições civis, militares ou mesmo nas áreas de pesquisa e ensino.

Ao reconhecer publicamente esses profissionais, o CREFITO-4 visa a resgatar a memória de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que são responsáveis pelo progresso da profissão, identificando valores éticos e morais que contribuíram ou venham a contribuir com a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à sociedade mineira, além de destacar comportamentos profissionais exemplares que norteiem e estimulem o trabalho de seus pares. A escolha dos homenageados teve seleção pública, através de indicações feitas ao conselho através das redes sociais.

Representante de Paraíso entre as personalidades homenageadas Maria Aparecida Cerize Ramos formou-se em Fisioterapia através do Centro Universitário Claretiano, de Batatais (SP). Ela é pós-graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou por quase 20 anos no INCOR (Instituto do Coração) em São Paulo e foi supervisora do curso de pós-graduação da USP. Em 2013, retornou a São Sebastião do Paraíso, assumindo o cargo de chefia do serviço de fisioterapeuta da Santa Casa de Misericórdia, onde permanece até o presente momento.

Cidinha disse que foi surpreendida pela boa notícia e que está muito feliz por ter sido indicada. "Confesso que me emocionei ao receber a correspondência do Crefito-4 e realmente não esperava. É uma honra muito grande receber essa homenagem no ano em que a fisioterapia completa 50 anos", comenta. Ela cita que este é um reconhecimento do trabalho que realiza durante toda a sua carreira profissional.

A iniciativa valoriza a luta pelo reconhecimento da profissão e destaca a importância do trabalho que é realizado, principalmente na área hospitalar, onde ela possui maior experiência de atuação.

"Atualmente, aliei minha vocação profissional com o mandato para trabalhar na criação e execução de leis que garantam aos pacientes o acesso a tais direitos", comenta. Em seguida se declara em amor pelo que faz. "Amo minha profissão e o trabalho que realizo. Defendo que treinamento e capacitação são os melhores caminhos para aprimorar o atendimento ao paciente e assim o faço. Estou ali por eles e procuro dar o meu melhor a cada dia, oferecendo um tratamento de qualidade e humanizado", conclui.

A solenidade de homenagem acontecerá dia 18 de outubro, às 17h00, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.