TERAPIAS HOLÍSTICAS

Desperte com o Alecrim

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 11-10-2019 16:02 | 530
Foto de Reprodução

O ALECRIM  (Rosmarinus officinalis) foi, uma das primeiras ervas utilizadas com finalidade medicinal. Considerada uma erva aromática; na tradição popular européia, era usado para espantar o demônio e proteger contra pragas, além de preservar e temperar a carne; já nas  civilizações antigas, o alecrim era considerado uma planta sagrada que podia trazer paz tanto aos vivos quanto aos mortos; contudo na época da peste, era levada em bolsas e no pescoço como proteção. O nome “rosmarinus” vem do latim, que significa “orvalho que vem do mar”, devido ao cheiro das flores a beira mar

Esta erva poderá ser utilizada para: melhorar o sistema nervoso, auxiliando na concentração e no raciocínio, ajudando assim a prevenir e tratar problemas como a depressão e a ansiedade. Também apresenta propriedades que reduzem a produção de gases podendo aliviar problemas como azia e constipação. Seu poder antioxidante; como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, o que ajuda a melhorar o sistema imunológico, prevenir infecções e melhorar a saúde da pele. Na aromaterapia, é utilizado para  reduzir o estresse e a ansiedade juntamente com o óleo de lavanda, pois ele ajuda a reduzir a pressão arterial e a controlar os batimentos cardíacos, ajudando a trazer uma sensação de tranqüilidade.

As partes usadas do alecrim são suas folhas, que podem ser usadas para temperar os alimentos e as flores para fazer chá e banhos.

  • CHÁ DE ALECRIM: para problemas digestivos e inflamação da garganta: colocar 4 g de folhas numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 3 xícaras por dia, após as refeições;
  • BANHO DE ALECRIM: colocar 50 g de Alecrim em 1 litro de água fervente, tampar, deixar repousar por 30 minutos e coar. Depois utilizar esta água durante o banho.
  • ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM: o óleo pode ser usado em tratamentos de aromaterapia, massagens ou banho com alecrim.

Use o poder do alecrim para elevar e despertar o seu bem estar, mas mesmo assim, caso veja que não há resultados satisfatórios, procure averiguar mais a fundo a causa de seu mal estar.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral

Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências