EXPOSIÇÃO

Paraíso realiza Exposição de Orquídeas no fim de semana

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 12-10-2019 10:00 | 1154
Na exposição que ocorre todos os anos em Paraíso o público depara com espécies comuns, mas também aprecia plantas exóticas todas de rara beleza
Na exposição que ocorre todos os anos em Paraíso o público depara com espécies comuns, mas também aprecia plantas exóticas todas de rara beleza Foto de Roberto Nogueira

A Associação dos Orquidó-filos de São Sebastião do Paraíso realiza neste final de semana no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho a XXIª edição da Exposição Nacional de Orquídeas.

O evento que teve a sua abertura oficial na noite de sexta-feira, 11 de outubro, prossegue neste sábado, 12, e tem previsão de encerramento às 16 horas do domingo, 13. “A expectativa é a melhor possível, os expositores de cerca de 20 cidades já chegaram em sua maioria e teremos aqui um grande evento”, disse Irene Barreto uma das organizadoras da exposição em entrevista ao Jornal do Sudoeste, na manhã de sexta-feira.

Neste ano a exposição mudou de data sendo realizada mais no início do mês atendendo à vontade da maioria dos orquidófilos. “Este já era um desejo do pessoal, em mudar a data, para conciliar o calendário em relação a outros eventos na cidade que nesta época é muito festiva”, observou Irene. Já na manhã de sexta-feira, 11, os expositores já se organizavam em suas instalações dentro do galpão que abriga os exemplares. A abertura oficial estava prevista para ocorrer a partir das 19 horas. A entrada é gratuita em todos os dias.

Além de apreciar a exposição das mais diversas espécies de orquídeas, os participantes poderão também adquirir exemplares que serão comercializados. Durante todos os dias, haverá venda de adubos, substratos e vasos, com valores acessíveis. O público terá oportunidade de adquirir plantas muito comuns utilizadas para a decoração de casas, escritórios e outros ambientes. No ano passado o púbico pode participar da ação entre amigos promovida pelos orquidófilos locais, cuja arrecadação foi destinada para a associação de Paraíso. Neste ano novamente esta atividade será realizada possibilitando a aquisição de exemplares a preços populares.

Como já tradição a Exposição Nacional de Orquídeas de São Sebastião do Paraíso recebe todos os anos dezenas de expositores. A maioria é de cidades mineiras como Passos, Guaxupé, Poços de Caldas e Guaranésia entre outras. Também já estão acostumados a participar orquidófilos do interior paulista como Franca, Ituverava, Ribeirão Preto, Batatais, Mococa, Casa Branca, Valinhos, Jundiaí e Campinas. Até mesmo de Morrinhos (GO) era aguardada a presença e participação de um cultivador da planta. “O pessoal gosta muito daqui e já estão acostumados a vir todos os anos, é uma grande confraternização, todos são muito bem vindos”, anuncia Irene. O funcionamento neste sábado será no período de 9 às 21 horas. No domingo, a abertura é as 9 e o encerramento às 16 horas.

A exposição, por sua beleza e atração proporcionada, passou a integrar o calendário de comemorações do aniversário de São Sebastião do Paraíso. Paralelamente a exposição acontece o concurso para eleger os mais belos exemplares. A competição é regida pelas normas da CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil), que leva em consideração, entre outros quesitos, a dificuldade de cultivo e a raridade das orquídeas. São observados detalhes como a melhor micro orquídea, espécie estrangeira, espécie nacional, botânica, híbrida, exótica e a melhor planta exposta. A premiação deverá ocorrer no domingo à tarde.