CURTAS EDIÇÃO 2347

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 16-10-2019 11:09 | 597
Foto de Reprodução

Festival
Em clima de festa e do jeito que o povo gosta São Sebastião do Paraíso viveu dias de intensa movimentação com a realização do Paraíso Festival. Foram quatro dias de muitos eventos culturais, teatro, shows, oficinas de culinária, artesanato e tantas outras atrações. Tudo transcorreu na mais perfeita ordem proporcionando ao grande público que prestigiou a iniciativa oportunidade de lazer e de aprendizado. Nenhuma ocorrência de grande monta foi registrada já que todos estavam imbuídos de um só pensamento, fazer acontecer da melhor forma possível. Há quem apelidasse de virada cultural paraisense.

Reconhecimento
Sobre o Paraíso Festival, há de se louvar a iniciativa do paraisense Giuliano Melles, idealizador do evento e que muito se empenhou para que fosse realizado, bem como ao prefeito Walkinho que abraçou a ideia, secretários e funcionários municipais que se desdobraram para materializar a ideia. E aos músicos e atores que proporcionaram belos espetáculos.

Trânsito
O único senão do festival ficou por conta do trânsito na Avenida Oliveira Resende e ruas adjacentes nas proximidades da Casa da Cultura. Fizeram a interdição de vias com muita antecipação, mas faltou orientação aos motoristas, um agente de trânsito no local ajudaria bem. Ruas foram fechadas sem necessidade prejudicando moradores que ficaram isolados e dificuldades para saírem e voltarem às suas casas. Faltaram alternativas para não acumular veículos. Outro detalhe: faltou divulgação.

Sim e não
Vereadores divergiram sobre o novo projeto de implantação do SIM (Serviço Municipal de Informação) em Paraíso. O primeiro a se pronunciar e de forma contrária foi José Luiz das Graças. Ele falou do prejuízo pessoal que teve em torno de mil reais e das dificuldades enfrentadas pelos produtores. Já o vereador Vinício Scarano, disse ser favorável tendo em vista que a iniciativa irá regulamentar o comércio dos produtos artesanais possibilitando a geração de emprego e renda. Tem ainda a parte do consórcio que com a regularização permitirá a comercialização dos produtos até mesmo em outras cidades.

Batalhão
Projeto propondo doação de área do município para o Estado de Minas Gerais, destinada a construção da sede própria do 43º Batalhão da Polícia Militar tramita na Câmara de Paraíso. A medida segundo consta poderá ampliar significativamente a quantidade de policiais que servem na unidade. O terreno  é anexo ao Centro Social Urbano I que já abriga o Pelotão do Corpo de Bombeiros e avaliado em mais de R$ 3 milhões. A iniciativa recebeu elogios do vereador Luiz de Paula que tem feito gestões para que o projeto saia do papel e se torne realidade. Situação semelhante ocorre com a legalização da área onde hoje situa-se a unidade do Corpo de Bombeiros.

Mão dupla
A proposta é louvável, mas diga-se de passagem, não é por falta de espaço que tem faltado efetivo da Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso. A implantação do 43.º Batalhão de efeito prático não resultou em melhor policiamento no município paraisense. Há 20 anos, quando ainda Companhia de Polícia, o efetivo era muito maior que o atual. O Estado tem ficado muito faltoso em relação a Paraíso, e cobraças efetivas devem ser feitas. O município muito contribui com impostos, e pouco, quase nada recebe do Estado. É preciso haver mão dupla.

Valores
O vereador Marcelo Morais pediu que se enviasse oficio ao Governo de Minas solicitando uma contrapartida em relação às áreas a ser doadas pelo Município para a sede da PM e do Bombeiros. As áreas valem cerca de seis milhões e meio de Reais e o vereador questiona que o Estado deve ao Município na saúde, cerca de 14 milhões. Sugeriu-se que haja uma contrapartida como a doação para São Sebastião do Paraíso de áreas como a do antigo fórum ou mesmo da antiga Escola Paula Frassinetti, no bairro São Judas. Ele ainda questionou aos políticos que estão em volta do governador por não fazerem a defesa dos interesses do município.

MG-050
Em cobrança feita ao secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA), Marco Aurélio Barcelos, sobre o andamento das obras em São Sebastião do Paraíso, referente ao complexo viário da MG-050/BR-491/BR-265 a resposta foi inconclusiva. Segundo ele, algumas interferências aguardam para serem feitas, como a retirada de postes pela Cemig ou o remanejamento de adutoras, pela Copasa.  No caso de Paraíso, o secretário garantiu que os projetos estão sendo finalizados e ele acredita que está na hora de se fazer nova vistoria onde todos poderão ver de perto estágio dos trabalhos. Esta coluna sempre achou que retirar postes, ou remanejar adutoras, não seria bicho de sete cabeças. Mas tem sido.

Obras
As obras em São Sebastião do Paraíso, previstas para serem realizadas até 2027, serão antecipadas. Algumas lideranças chegaram a declarar que a retomada dos trabalhos aconteceria até mesmo ainda neste ano e até 31 de dezembro, é 2019. Com o início do período das chuvas é sabido que muitas obras são interrompidas e os trabalhos só retornam em março do ano seguinte. Entre elas, foram sugeridas: o trevo de saída para Passos; a duplicação da saída para Ribeirão Preto; iluminação e a remodelação do trevo da Copave, ao lado do pátio da prefeitura, além da retificação de curvas perto do pedágio e do trevo de Pratápolis.

Senador Rodrigo
O município de São Sebastião do Paraíso recebeu, nesta terça-feira (15), repasse de R$ 250 mil a ser investido na área da saúde. O recurso refere-se à emenda parlamentar de bancada do senador Rodrigo Pacheco, líder do Democratas no Senado, e fruto de seu empenho em defesa de uma saúde pública de qualidade. O valor será investido diretamente na compra de materiais de assistência hospitalar, beneficiando toda a população da região.

Local do Enem
Candidatos inscritos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão conferir os locais de prova a partir desta quarta-feira, 16 de outubro. O endereço e o número da sala para realização da prova ficarão no sistema junto com a liberação do Cartão de Confirmação da inscrição. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. O documento poderá ser acessado pela Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem para celular, disponível nas plataformas Apple Store e Google Play.