EMPREENDEDORISMO

Vinício Scarano propõe projeto que torna o empreendedorismo discussão em salas de aulas

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 17-10-2019 18:25 | 643
Vereador Vinício Scarano
Vereador Vinício Scarano Foto de ASSCAM

O vereador Vinício Scarano quer propor nas escolas municipais de São Sebastião do Paraíso a discussão do tema “empreendedorismo”. Projeto de sua autoria tem por objetivo propor o estudo dos conceitos de empreendedorismo, visando oferecer aos alunos noções sobre ética, livre iniciativa, sustentabilidade e cooperação, além de educação financeira, cultura organizacional e gestão de negócios e de mercado e, também, capacidade de gestão e inovação.

Conforme justificativa do vereador, em tempos de desemprego em alta, a falta de experiência e formação específica faz com que os jovens sejam os que mais sofram com o reduzido número de vagas.

“Dados do mercado de trabalho divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, entre os trabalhadores entre 18 e 24 anos, a taxa de desemprego é mais que o dobro da taxa da população em geral. Enquanto a taxa geral ficou em 12,4% no segundo trimestre, entre os jovens, esse percentual salta para 26,6%”, aponta.

Segundo o vereador, despertar a capacidade empreendedora nos jovens deve ser fomentada ainda no período escolar, como forma de combate a esta realidade. “Por meio de disciplina ou curso extra-curricular, ou mesmo inserido nas demais matérias da grade curricular obrigatória, as noções e conceitos de empreendedorismo estimularão competências que o capacitem a tomar decisões, traçar metas e planos, e assim se tornarem protagonistas de suas próprias vidas, com base em valores fundamentais como ética, livre iniciativa e cooperativismo”, avalia.

Vinício ressalta ainda que uma das ferramentas que podem agregar valor ao PL é que as escolas podem inserir em suas estruturas espaços “LAB / MAKER” para que alunos coloquem o espírito empreendedor a prova e possam assim atingir um nível cada vez mais alto de formação.

“Também podemos lembrar que a iniciativa privada tem papel fundamental nesta construção, financiando projetos e até a construção destes espaços na rede de ensino. E se por um lado nossa proposta tem como alvo o desenvolvimento do espírito empreendedor nas crianças e adolescentes, por outro, buscamos o crescimento econômico sustentável no município de São Sebastião do Paraíso, na medida em que o empreendedorismo é a porta de entrada para a inovação tecnológica”, completa.