QUANTUM TERAPIAS

Bio-feedback

Por: Redação | Categoria: Saúde | 16-10-2019 11:02 | 391
Foto de Reprodução

Bio-feedback é uma ferramenta terapêutica que fornece informações com a finalidade de permitir ao paciente desenvolver a capacidade de autorregulação.

Através de um aparelho sensorial eletrônico, quantifica funções fisiológicas tais como: Frequência cardíaca; temperatura periférica; resposta galvânica da pele; tensão muscular; pressão arterial e atividade cerebral.

O método permite ao paciente identificar, entender e regular suas reações fisiológicas e emocionais.

O uso de equipamento eletrônico sensível transforma as reações fisiológicas em sinais educativos, evitando que ocorra a crise da doença. Todos os processos fisiológicos podem ser controlados através de uma tela de computador ou relógio digital. O treinamento inclui diferentes métodos de conscientização e relaxamento, como, por exemplo, técnicas musculares, respiratórias e cognitivas (autogerado).

O termo treino por bio-feedback entrou em uso, por volta de 1969, quando demonstrou ser uma ferramenta útil no ensino e aprendizado de processos de auto regulação que envolvem treinamento. O termo é formado pelo radical ‘bio’ (vida) e ‘feedback’ (retorno de informação).

O Bio-feedback, que também é descrito como “método de treinamento psicofisiológico por meio de equipamentos eletrônicos”, é uma ferramenta utilizada na pesquisa, treinamento e tratamento clínico de profissionais de instituições de referência mundial, quase que em toda a totalidade. Aspectos como o estresse, padrões de ondas cerebrais, respiração, batimentos cardíacos, tensão muscular, fluxo sanguíneo, temperatura, entre outros, são captados e filtrados. As amostras são convertidas e transmitidas ao paciente, em tempo real, por meio de equipamentos que treinam estes padrões.

Em ambientes clínicos, esses e outros processos de auto regulação adquiridos, através do treinamento em bio-feedback, podem ser usados para reduzir ou eliminar sintomas de desordens orgânicas ou relacionadas ao stress, para recuperar funções musculares e reduzir a dor resultante de um ferimento ou doença. Pode ser usada como modalidade terapêutica principal ou associada com outras intervenções terapêuticas, tais como: aconselhamento de estilo de vida, treinamento em dessensibilização, reestruturação cognitiva ou psicoterapia. Gradualmente, o treino por bio-feedback desenvolveu-se em um poderoso procedimento terapêutico.

O treino por bio-feedback é uma ferramenta para o desenvolvimento de relaxamento profundo e gestão do stress e suas doenças relacionadas. Em todas as aplicações, a meta do treinamento em bio-feedback é a auto-regulação, isto é, a aprendizagem de como controlar os processos mentais através da observação das alterações físicas.

Julio Cesar C Oliveira
Terapeuta ANT 34.261-MG
Formado Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte.
Escola de Hipnose Alessandro Baitello