CIÊNCIA e TECNOLOGIA

Paraíso participa de mais uma edição da “Semana de Ciência e Tecnologia”

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 19-10-2019 05:34 | 407
 Estudantes farão mostra de experiências e pesquisas, além de encenações teatrais e dança
Estudantes farão mostra de experiências e pesquisas, além de encenações teatrais e dança Foto de Divulgação

A 7ª edição municipal da Semana da Ciência e Tecnologia será realizada em São Sebastião do Paraíso nos dias 22 e 23 de outubro, na Casa da Cultura. O evento acompanha calendário nacional que em 2019 completa o 16º ano consecutivo que é realizado, numa iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia. “Já estamos acertando os últimos preparativos e desde já queremos convidar toda a comunidade escolar e toda a população para prestigiar as apresentações dos trabalhos e também as outras atrações que estão programadas”, anuncia a coordenadora da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Cristina Preto de Oliveira Vasconcelos.

A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, maior evento de divulgação científica do país, começa na próxima segunda-feira, 21, com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), o evento, que ocorre até o dia 27 deste mês, terá milhares de atividades realizadas por todo o país. O objetivo é provocar o debate em relação ao potencial para o uso sustentável da biodiversidade.

Em Paraíso as atividades relacionadas a Semana da Ciência e Tecnologia foram iniciadas em 2012 e vem sendo mantida mesmo com uma programação mais enxuta. “Todas as escolas do município foram oficiadas sobre o evento e convidadas a participar desde quando o tema foi lançado ainda no primeiro semestre deste ano”, comenta Cristina.

Ela destaca que o assunto também é trabalhado como matéria em salas de aula e resulta em materiais que serão mostrados durante a feira. “Teremos apresentações principalmente dos alunos da Rede Municipal de Ensino com exposições, atividades como dança, teatro e experiências diversas”, acrescenta.

Escolas da rede estadual e particular também estarão presentes. Haverá gincana entre as escolas com a divisão dos trabalhos por categorias. Ainda entre as atrações serão ministradas palestras por profissionais da rede Sicoob, Sebrae e da Epamig, além de participações em parceria de órgãos da administração municipal como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ainda de acordo com Cristina são vários projetos pautados no tema deste ano. “A escolha do tema se baseou na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil. A ideia é popularizar a ciência e motivar crianças e jovens a entrarem na área de pesquisa científica”, descreve.

Também foi confirmada a participação do ônibus laboratório disponibilizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Lavras (PROEC). O veículo é utilizado para fomentar e apoiar ações ligadas a pesquisa. Ele está equipado com recursos como TV de Plasma, microondas, refrigerador, bancadas internas, gerador, tenda lateral e outros acessórios e é utilizado para levar exposições, oficinas, multimídias e outras atividades para a comunidade.

As atividades relacionadas à Semana da Ciência e Tecnologia em São Sebastião do Paraíso acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro na Casa da Cultura. Os horários de visitação serão entre 8 e 10h30 pela manhã, além de 13 às 16 horas, no período da tarde. A entrada é franca.