EXCELÊNCIA

Sicoob Nossocrédito recebe premiação nacional por excelência em gestão

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Brasil | 24-10-2019 15:15 | 2951
Foto de Nelson P. Duarte / Jornal do Sudoeste

 

O Sicoob Nossocrédito, que tem sua matriz em São Sebastião do Paraíso, recebeu premiação nacional, por mais uma vez se destacar pela eficiência em gestão e governança. A avaliação é feita levando-se em conta todos os segmentos cooperativos, tomando-se por base o chamado Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), criado em 2013. Neste ano 700 cooperativas foram avaliadas.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, acontece a cada dois anos, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Foi anunciado e entregue pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e no dia 8 em solenidade realizada em Brasília, às instituições, reconhecidas em vários quesitos.

É uma forma de reconhecer a atuação de cooperativas que se destacam ao promover o aumento da qualidade e competitividade do cooperativismo, com a utilização de boas práticas.

O Sicoob Nossocrédi-to está entre 28 cooperativas mineiras que fizeram jus ao prêmio, premiada com troféu bronze na categoria Primeiros Passos para a Excelência, recebido pelo presidente do Conselho de Administração, Leonardo Lima Diogo que estava acompanhado dos diretores, Elias Martins Amorim Diretor Executivo Geral, Rogério de Pariz Loguercio Diretor Executivo de Risco, Controle e Compliance, e Paulo Donisete Guiraldelli Executivo Departamental Operacional, solenidade realizada no dia 8 deste mês, em Brasília.

Conforme explica Leonardo Diogo, o reconhecimento “é muito gratificante, pois vem coroar e complementar as nossas conquistas que foram muitas ao longo de nossa gestão, tais como a inauguração de uma agência em Ribeirão Preto, e a reinauguração de mais duas agências no Estado de Minas, e elevação do patrimônio líquido da cooperativa, dentre outras”.

Salienta que “foi muito emocionante receber esse prêmio em Brasília ao lado de grandes personalidades do cooperativismo. Contive-me para não deixar aflorar minhas emoções, e chorar de satisfação, afinal ser reconhecido por excelência de gestão nesse programa é muito difícil e complexo”.

A rede Sicoob Nossocrédito além da matriz e outras três agências em São Sebastião do Paraíso conta com agências em São Tomás de Aquino, Pratápolis, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Passos e Ribeirão Preto.

Entre as 56 cooperativas brasileiras premiadas, Minas Gerais ficou com a metade dos troféus. Foram 28 cooperativas que integram o Sistema Ocemg reconhecidas.

A banca julgadora neste ano foi integrada por Adriana Tononi (CNPQ),Emmanuel Sousa (Banco Central), Luiza de Amorim (Ministério da Economia), Roberto Rodrigues (FGV) e Valéria Bressan (UFMG).