APRENDIZAGEM

Afetividade: A chave para o processo de aprendizagem

Por: Redação | Categoria: Educação | 23-10-2019 17:43 | 309
Foto de Leonardo Leão

A afetividade é um assunto muito estudado no campo da educação, pois reforça o laço entre professor e aluno. Sabe-se que a escola é a continuidade do lar ou espera que assim seja. A educação afetiva é um elemento que condiciona o comportamento, o caráter e a atividade cognitiva da criança. E o amor não é contrário ao conhecimento podendo tornar-se lucidez, necessidade e alegria de aprender. De acordo com o educador George Snyders, quando se ama o mundo, esse amor ilumina e ajuda a revelá-lo e a descobri-lo.

A maior influência no processo escolar é exercida pelo professor que precisa ter o conhecimento de como se dá o desenvolvimento emocional e comportamental da criança em todas as suas manifestações. Conhecer o aluno, saber de sua história e principalmente tratá-lo como sujeito que chega à escola com uma história e conhecimentos é imprescindível para estreitar esse laço entre o mestre e o aprendiz.

Abordando Piaget, nenhum conhecimento, mesmo que puramente através da percepção, não é simples cópia do real ou se encontra totalmente determinado pela mente do indivíduo. É o produto de uma interação entre o sujeito e o objeto, é a interação provocada pelas atitudes espontâneas do organismo e pelos estímulos externos. E esse conhecimento é, portanto, aprendizagem, fruto de uma relação que nunca tem um sentido só, é o resultado dessa interação. E a afetividade é a energia que move as ações humanas, sem ela não há interesse e não há motivação para a aprendizagem.

O pedagogo tem o papel em atuar nos processos de ensino aprendizagem, porém, ser consciente que mesmo trabalhando com crianças pequenas ele será o exemplo delas e que muitos alunos se inspirarão em seus atos, na sua postura. E é nessa identificação, nesse “contrato” estabelecido entre professor e aluno que acontece o processo de aprendizado.

Engana-se aquele que acredita que o bom professor é quem possui o melhor conhecimento ou a melhor metodologia, sim, são importantes, todavia, o excelente professor é quem o aluno o permite entrar em si e o fazer aprender. Resumindo, o aluno aprende a partir do momento em que ele permite que o professor chegue até ele e para que isso aconteça há de existir laços afetuosos, m ambiente afetivo e acolhedor dentro da sala de aula.

Seja um pedagogo afetivo, faça a diferença no plantio com os seus pequenos, seja referencia ao seu aluno. Venha fazer Pedagogia e aprender as maravilhas da profissão de um pedagogo. Venha para a Libertas – Faculdades Integradas.

Professora Mestre Dalva Kellen Dizaró
Coordenadora do Curso de Pedagogia Coordenadora do NAE
(35) 3531-1998 / 0800-283-2400 / 9.9918-8185 /Ramal 46  
Av: Wenceslau Bráz, 1018/1038 - Lagoinha Cep: 37.950-000  Minas Gerais
www.libertas.edu.br