HOMENAGEM

Assembleia faz homenagem para a Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 24-10-2019 17:55 | 646
Vereadora Cidinha Cerize que chefia setor de Fisioterapia  na Santa Casa de Misericórdia de Paraíso foi homenageada
Vereadora Cidinha Cerize que chefia setor de Fisioterapia na Santa Casa de Misericórdia de Paraíso foi homenageada Foto de Divulgação

A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional completam 50 anos de regulamentação no Brasil e o aniversário desta conquista foi celebrado durante reunião especial de Plenário, na sexta-feira,18, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos, que chefia o setor de Fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso recebeu a "Comenda Cinquentenário".

A homenagem  foi apontada por ela como um reconhecimento do trabalho realizado durante toda a sua carreira profissional e da luta pelo reconhecimento da profissão.

O requerimento de realização da reunião especial é de autoria do deputado João Vítor Xavier. Segundo ele, a regulamentação das duas profissões foi um marco importante, pela relevância dessas atividades para as ciências da saúde. "Nessas cinco décadas, os profissionais destas áreas atuam de forma independente, encarando as novas descobertas de técnicas e práticas e buscando novos conhecimentos", completou.

O evento, realizado em Belo Horizonte, homenageou profissionais que contribuíram para a conquista de espaço das profissões e se destacaram em seus campos de atuação pela competência e qualidade nos serviços prestados.

Segundo dados divulgados pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), existem mais de 240 mil profissionais regulamentados nestas duas profissões em todo o Brasil, sendo 224.368 fisioterapeutas e 16.245 terapeutas ocupacionais.

Ao promover o evento o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-4) reconheceu publicamente o trabalho dos homenageados e confirmou que busca evidenciar os profissionais que se destacaram em cada especialidade.

"Confesso que me emocionei ao receber a correspondência do CREFITO-4 e realmente não esperava. É uma honra muito grande receber essa homenagem no ano em que a fisioterapia completa 50 anos", afirma Cidinha Cerizze.

Enquanto vereadora, ela ainda destaca a importância de políticas públicas voltadas à saúde que assegurem aos pacientes o acesso aos seus direitos, além do constante aprimoramento profissional. "Atualmente, aliei minha vocação profissional com o mandato para trabalhar na criação e execução de leis que garantam aos pacientes o acesso a tais direitos. Amo minha profissão e o trabalho que realizo. Defendo que treinamentos e capacitação são os melhores caminhos para aprimorar o atendimento ao paciente e assim o faço. Estou ali por eles e procuro dar o meu melhor a cada dia, oferecendo um tratamento de qualidade e humanizado".

Cidinha Cerize formou-se em fisioterapia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais e é pós-graduada em fisioterapia cardiorrespiratória pelo INCOR-HCFMUSP (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), onde trabalhou por quase 20 anos. Em 2013, retornou a São Sebastião do Paraíso, assumindo o cargo de chefia do serviço de fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia, onde continua exercendo a profissão.