CONGADA 2019

Reunião na Casa da Cultura confirma os preparativos para Congada 2019

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 28-10-2019 09:38 | 769
Cartaz já está sendo divulgado em Paraíso e nas cidades da região destacando detalhes da festa
Cartaz já está sendo divulgado em Paraíso e nas cidades da região destacando detalhes da festa Foto de Divulgação

Membros da Comissão Organizadora da festa da Congada 2019 e os representantes dos ternos de Congo e Moçambique de São Sebastião do Paraíso fizeram a primeira reunião para tratar do evento que acontecerá no final do ano. Foram apresentadas  propostas para melhoria da festa. “Foi uma reunião produtiva, evoluímos, com a aprovação do regulamento, ordem dos desfiles e o anúncio de algumas novidades que nos ajudarão a fazer uma festa cada vez melhor”, anuncia Heraldo Bícego, presidente da Associação Folclórica das Escolas de Samba de São Sebastião do Paraíso (Afessp) que organiza as festividades.

A reunião foi realizada na noite de segunda-feira, 21, na Casa da Cultura com a presença de representantes de ternos de Congo e Moçambique da cidade. Também compareceram os integrantes do reinado e do Departamento de Cultura, além do Conselho do Patrimônio Histórico Municipal.

Ficou acertado que a solenidade de Levantamento das Bandeiras, acontecerá no domingo, 8 de dezembro,  Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que quando ocorre em dias de semana gera polêmica em Paraíso em relação a ser feriado, ou ponto facultativo.

Foi definida a ordem dos desfiles para as cinco noites da Congada que acontecerá no período de 26 a 30 de dezembro. “Neste ano haverá a estre-ia do Terno de Moçambique Santa Isabel que junto com os demais terão cada um 20 minutos para se apresentarem. Já os ternos de congo ficarão com 25 minutos, sendo que teremos intervalos de 10 até 15 minutos entre cada grupo”, anuncia Heraldo. Ele acrescenta que a previsão para o encerramento das apresentações ocorra por volta de 2h15 da madrugada.

Outro detalhe que está sendo trabalhado pela Comissão Organizadora e que já teve o aval positivo dos ternos de Congo e Moçambique é a possibilidade de ser feita a cobertura de toda a área onde são feita as apresentações. “Estamos avaliando esta ideia de cobrir a parte que vai da esquina das Pernambucanas até a esquina da Caixa Econômica Federal. Se conseguirmos concretizar esta proposta será um grande avanço na estrutura e dará maior comodidade para o público que vai prestigiar e também aos congadeiros”, acrescenta o presidente da Afessp.

Ficou acertado que no dia 17 de novembro serão apresentadas as bandeiras de São Sebastião e Santa Izabel que passam a fazer parte dos ornamentos da festa. “Sairemos em procissão neste dia da Capela Santa Rita e iremos até a matriz São Sebastião onde acontecerá a missa e o material será abençoado”, destaca Heraldo Bícego.

De acordo com o presidente da Afessp e também segundo ficou combinado com os representantes dos ternos até o início das festividades deverão ocorrer outras reuniões. “Certamente que teremos outros assuntos e detalhes a serem acertados, mas a partir de agora estaremos com contatos mais permanentes”, assegura. Heraldo frisou que todos estão imbuídos de fazer uma grande festa a altura da tradição de São Sebastião do Paraíso, considerada uma das maiores festa de congada do Brasil. “Nosso propósito é manter as tradições e proporcionar a maior e verdadeira festa na capital do con-gado”, finaliza.

ORDEM DOS DESFILES PARA SOLENIDADE DO LEVANTAMENTO DAS BANDEIRAS

Comissão Organizadora – Congada e Moçambique 2019

Ternos de Moçambique

Ordem: Diamante, Santa Isabel, Nossa Senhora do Rosário, Santos Dumont e Zambiê  de Angola

Terno de Congo

Ordem: Nova geração, Novo Milênio, Anjos de São Benedito, União, Canários Paraisense, Sabiá, Bela Vista, Filhas de Paraíso, Veteranos Irm.Rosário, Ipiranga e Chambá

Cada terno terá 10 minutos para fazer a saudação às bandeiras

Fonte: Afessp