GILBERTO AMARAL

Brasília

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 30-10-2019 05:00 | 2301
Foto de Reprodução

“Tivemos a visita do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e de sua equipe. Sabemos o quanto os pequenos negócios são importantes para a geração de emprego, inclusão social e desenvolvimento de nossos municípios. Contem comigo e com o Sebrae para apoiar as 1.639.222 micro e pequenas empresas mineiras. Minas já é o segundo estado no ranking de pequenos negócios”, afirmou o presidente do Sebrae, Carlos Melles, ao receber a comitiva mineira em seu gabinete

Anfitriões 
Em novembro, no dia 22, Thaís e o médico pioneiro José Carlos Daher iluminam sua residência para oferecer elegante recepção. O evento faz parte da programação do 56º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que será realizado em Brasília, de 20 a 23.

Jubileu
O meu amigo, jornalista maranhense das primeiras horas, Pergentino Holanda, irá celebrar em grande estilo, no dia 7 de dezembro, os seus 50 anos de jornalismo.

Agenda internacional
Em palestra recente no Humboldt Forum, em Pequim, o secretário de Relações Internacionais do DF, o embaixador Pedro Luiz Rodrigues (foto abaixo),  disse ter plena confiança de que a visita presidente Jair Bolsonaro à República Popular da China será cercada de sucesso.

Relações bilaterais
Para Rodrigues, as relações econômicas e diplomáticas brasileiras, sempre foram pautadas pelo bom-senso e o pragmatismo, qualidades que explicam o reatamento das relações bilaterais em 1974 e que recomendam manter hoje o bom relacionamento entre os dois países.

Parceria
Os números do comércio e dos investimentos têm muito a ver com isso: no ano passado obtivemos um superávit comercial de quase 30 bilhões de dólares com a China, nosso principal parceiro comercial. Com os EUA, nosso comércio foi deficitário em 200 milhões de dólares.

No gabinete presidencial, no Palácio do Planalto, o presidente da República em exercício, Davi Alcolumbre, ladeado pelos senadores, Izalci Lucas, Paulo Rocha, Rose de Freitas, o suplente André Felipe e o senador Lucas Barreto

Modelo brasileiro
O Brasil servirá de modelo para a China, Rússia, Índia e África do Sul, países que compõe o BRICS, para a coleta e distribuição de leite materno. A medida foi anunciada durante a reunião de ministros da Saúde dessas nações, com a criação da 1ª Rede de Bancos de Leite Humano do BRICS. A iniciativa é pioneira e será possível a partir do compartilhamento da experiência do Brasil, que possui a maior e mais complexa Rede de Banco de Leite do mundo.

Prazos processuais
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Brito Pereira (foto), transferiu para quinta-feira o feriado que comemora o Dia do Servidor Público, celebrado originalmente em 28 de outubro. Com isso, os prazos que porventura iam iniciar ou se completar no dia 31 ficam automaticamente prorrogados para 4 de novembro. Assim, não haverá expediente amanhã.

Festival japonês
Vem aí o Festival Made in Japan Brasília 2019. Com a proposta de promover um intercâmbio cultural e a valorização da cultura nipônica, a terceira edição do evento terá três dias de programação intensa, com muitas novidades para o público. Anote na agenda: será nos dias 8, 9 e 10, na Arena Lounge do Mané Garrincha. Na ala gastronômica, cerca de 20 chefs da cidade levarão ao público o sabor oriental em pratos como sushi, sashimi, yakisoba, lamen, udon, tempurá e outras delícias.

Patrimônio Cultural...
Brasília e os outros 21 sítios patrimoniais brasileiros trabalharão juntos para impulsionar o Turismo. No mundo inteiro, os locais declarados como Patrimônio pela Unesco têm trabalhado esse importante título para se destacarem como destinos.

...Mundial da...
A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça (foto abaixo), participou do 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e do Seminário Internacional Patrimônio + Turismo, em Porto Alegre, para fazer com que Brasília se beneficie de ter sido a cidade mais nova a ganhar o título de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco.

...Unesco
Entre as estratégias, está a aproximação com Portugal, que conseguiu mudar a sua economia por meio da valorização do turismo. O país é considerado um case de sucesso quando o assunto é unir gestão patrimonial com gestão turística.

Advogado de JK
Hugo Napoleão está ultimando os preparativos do lançamento de seu livro “Eu fui advogado de JK”. Vai ter sessão de autógrafos em Brasília, no Memorial JK e no Piauí. Em Teresina será no dia 4 de dezembro, na Assembleia Legislativa Palácio Petrônio Portella, que Hugo construiu em seu primeiro governo.

Recital
A Embaixada da Itália recebe, no dia 1º, às 20h, recital de finalização de Masterclass em Técnica Belcantista com a renomada Chiara Migliari. A apresentação gratuita mediante agendamento prévio marca o encerramento do curso técnico e interpretativo da ópera italiana.

Merecido
O chef Renato Carioni, sócio do Così, representa o Brasil em premiação de alta gastronomia na Europa. Ele estará presente no jantar da 12ª Trophées de la Gastronomie et des Vins, que acontece hoje, na La Sucrière em Lyon, noite que receberá o Troféu de Melhor Mesa Internacional, por sua trajetória como cozinheiro na França.

Agenda...
A mostra “Escultura Ama Modernismo”, do premiado escultor holandês, André Kruysen, será inaugurada, às 18h30, na Galeria Karla Osório. A exposição tem curadoria e texto de Malu Serafim, em parceria com a Embaixada dos Países Baixos.

...cultural
Proporcionar a inserção de pessoas com deficiência visual à arte é a proposta da mostra “De Fotografia à Tactography”, do fotógrafo Gabriel Bonfim, que entra em cartaz no Museu Nacional dos Correios, a partir de amanhã. Os trabalhos são impressos em alto relevo, produzidos em 3D, o que permite uma perfeita leitura visual.

RAICE

Vinho, variável de ajuste
Diante das sanções alfandegárias dos EUA sobre os vinhos franceses, a indústria vinícola de Bordeaux se considera “refém de um conflito aeronáutico puramente industrial”, afirma Bernard Farges, presidente do Conselho Interprofissional do Vinho de Bordeaux (CIVB). Esta é a segunda vez que a agricultura e a viticultura são vítimas de arbitragem. “Cinco anos atrás, tratava-se de painéis fotovoltaicos entre Europa e China”, relembra Bernard Farges.

Brigitte Macron
A primeira dama francesa respondeu às Brasileiras de Paris que fizeram uma petição com mais de duas mil assinaturas em solidariedade diante dos ataques misóginos. Brigitte Macron disse que esta ação foi para ela um preciso incentivo para continuar sua luta pelos direitos das mulheres e pela igualdade gênero. A carta foi assinada à mão e emocionou as participantes do grupo das expatriadas na França, que receberam a carta no último dia 22.

Conhaque
A indicação geográfica protegida Cognac, cujas vendas de exportação atingem recordes nos últimos cinco anos, deverá obter uma extensão de 3.400 hectares até 2020. Neste ano, a área desta vinicultura localizada em Bordeaux (França) já havia aumentado rigorosamente em 3.400 hectares. Inclusive apenas Champanhe e Conhaque escaparam das taxas aduaneiras americanas. O mercado norte-americano representa 46% das exportações de Conhaque.

Luiza Brunet
Para comemorar dois anos do grupo Mulheres do Brasil na Cidade Luz, Luiza Brunet fez um talkshow sobre violência doméstica. Na plateia, além de brasileiras expatriadas, estava presente o embaixador do Brasil na França, Luís Fernando Serra. Luiza Brunet foi agredida fisicamente pelo namorado, em 2016, quando estava em Nova Iorque.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça
Davi Alcolumbre, ladeado pelos senadores, Izalci Lucas, Paulo Rocha, Rose de Freitas, o suplente André Felipe e o senador Lucas Barreto
Luiza brunet
Pedro Luiz Rodrigues