LIBERTAS

União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação realiza encontro na Libertas

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 30-10-2019 13:08 | 150
Foto de Reprodução

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) realizou segunda-feira (28/10), em parceria com a Libertas Faculdades Integradas, o 13º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais e 1º Seminário GEP-POLIGETEC de Gestão Educacional Democrática. O evento contou com parceria do Instituto EduCTec, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas públicas, gestão e tecnologias educacionais (GEP-POLIGETEC), a Escola do Legislativo Alípio Mumic.

O encontro reuniu cerca de 85 participantes, em sua maioria conselheiros municipais de educação, conselheiros municipais do FUNDEB, e conselheiros municipais da alimentação escolar. Também estiveram presentes no evento secretárias municipais de Educação de municípios da região.

O professor e diretor da Libertas, Davidson Scarano, destacou a importância deste evento e a necessidade de constantes ofertas de possibilidades de formação e capacitação profissional. Segundo ele, a Libertas está com novos projetos para a área de educação com ênfase em especializações e no Mestrado em Educação Escolar, que em breve será ofertado pela instituição.

A vice-presidente nacional da UNCME para a região sudeste, a professora Galdina de Souza Arrais, destacou que a realização do evento em São Sebastião do Paraíso foi fruto de uma parceria com a Libertas, e com o professor Cícero Barbosa, que além de coordenador das especializações em educação da instituição, é o atual presidente do Conselho Municipal do FUNDEB e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação. Desde o início do ano Cícero exerce a função de subcoordenador regional da UNCME para o Sul e Sudoeste Mineiro.

Galdina ressaltou que os conselhos municipais de educação possuem um papel especial na consolidação da gestão educacional democrática e que eventos como esse encontro estadual da UNCME visam justamente ao fortalecimento dos conselhos e das suas práticas de gestão.

De acordo com o coordenador do evento, Cícero Barbosa, as práticas dos conselhos municipais de educação carecem que os conselheiros possuam conhecimentos de diferentes temáticas que envolvem esses órgãos municipais de gestão democrática.

"O conhecimento sobre a legislação municipal, sobre os regulamentos dos órgãos e principalmente das questões que envolvem o financiamento da educação são necessários para garantir uma gestão educacional de qualidade". O professor ainda destacou a presença dos conselheiros de diversas localidades mineiras, entre elas Arceburgo, Andradas, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Alfenas, Carmo do Rio Claro, Passos, Contagem, Itamogi, Guaxupé, Alpinópolis, São Pedro da União, Juruaia, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, e outras. Cícero ressaltou ainda a importância da parceria com Câmara Municipal e Escola do Legislativo e agradeceu ao apoio e parceria dos Sindicatos da área de educação com sede na cidade - SindEduc, Sindicato dos Servidores da Educação Pública Municipal de São Sebastião do Paraíso, SindUTE - Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais.

Foram realizadas as palestras "O papel dos conselhos municipais de educação na definição de políticas públicas e o monitoramento dos PMEs", ministrada por Galdina Arrais; "As políticas de fundos da educação e a importância dos conselhos municipais no monitoramento do financiamento da educação básica", pelo professor da USP de Ribeirão Preto - Dr. José Marcelino de Rezende Pinto.

"A palestra de Marcelino foi o ponto alto do evento e o professor apresentou dados sobre a evolução do financiamento da educação brasileira ao longo da história, com ênfase as contingências e problemas enfrentados pela educação nacional nos últimos anos. O professor da USP ainda apresentou possibilidades para que os problemas enfrentados pela educação sejam minimizados, dentre essas sugestões Marcelino destacou que as pesquisas e estudos desenvolvidos por ele e seus orientandos apontam que os conselhos municipais de educação e conselhos do FUN DEB podem contribuir e muito para a gestão dos municípios e para que a educação amplie seus resultados", destacou Cícero.

Durante a tarde, o evento contou com duas mesas temáticas com discussões sobre os desafios e possibilidades da gestão democrática nas escolas públicas e sistemas municipais de educação, e, sobre as estratégias e ferramentas para a efetividade do controle social da educação.

Nessas duas últimas mesas os palestrantes Cícero Barbosa, Galdina Arrais e José Natal Amorim exemplificaram teorias e práticas da gestão educacional, e ainda apresentaram os órgãos estaduais e federais que podem contribuir com os conselhos municipais na consolidação do controle social.

Galdina destacou que esse evento da UNCME é apenas o primeiro de vários que a entidade pretende realizar no Sul de Minas e em São Sebastião do Paraíso. O coordenador das especializações de educação da Libertas, professor Cícero Barbosa, destacou que o evento cumpriu o seu propósito de interiorizar as ações da UNC ME e proporcionar conhecimentos de qualidade aos participantes.

MESA DIRETORA
Também compuseram a mesa de abertura do evento a presidente do Conselho Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso - Francisca Helena Eustáquio, o vereador Luiz Benedito de Paula que representou a Câmara Municipal e Escola do Legislativo - parceira na organização do evento.

Luiz de Paula destacou que somente com uma educação de qualidade os municípios podem se desenvolver.