XADREZ

Grande mestre Yago Santiago ministrou Simultânea neste domingo

Por: Gérson Peres Batista | Categoria: Esporte | 06-11-2019 17:33 | 555
Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso recebeu o GM Yago Santiago, de Pernambuco, para uma simultânea contra 30 jogadores – Foto: Diário de Pernambuco
Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso recebeu o GM Yago Santiago, de Pernambuco, para uma simultânea contra 30 jogadores – Foto: Diário de Pernambuco Foto de Diário de Pernambuco

No domingo (2/11) o pernambucano Yago de Moura Santiago, um dos 14 grandes mestres do Brasil, esteve na Arena Olímpica para uma simultânea.

O talentoso grande mestre Yago Santiago retornou à cidade a convite de outro também famoso grande mestre, o paraisense Evandro Barbosa.

O concorrido evento aconteceu nas dependências do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso, que fica no terceiro andar da Arena.

GM Santiago enfrentou 30 jogadores na simultânea, medindo forças com os principais enxadristas de Paraíso e região.

Luis Gustavo Gabriel dos Santos e Gérson Peres Batista foram os únicos a empatar com o grande mestre Yago Santiago.

BLITZ
Aconteceu em 26/10 a trigésima oitava etapa de 2019 do Circuito Blitz do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso - CXSSP.

A etapa contou com a presença de 7 participantes, disputada no sistema todos contra todos em 7 rodadas.

Na categoria A sagrou-se campeão Thales Braghini Leão (ELO 1914), que terminou a competição com 5 pontos.

Segundo colocado Dwl-yan Santos (ELO 1982), com 4 pontos.

Terceiro foi o mestre nacional Jair Vicente Domingues (ELO 1948), com 4 pontos.

Na categoria B venceu Andrew Santos Duarte (ELO 1445), com 4 pontos.

Segundo lugar ficou com Vitor Alexandre de Souza.

Entregue medalha de revelação para Enzo Flaming Bernardes Neves.

ESPÍRITO SANTO
De 21 a 23 de outubro o mestre nacional paraisense Gérson Peres Batista esteve em Serra, no Espírito Santo, ministrando cursos de capacitação de xadrez para professores.

Foram dois cursos realizados pelo Grupo Argos, tendo como patrocinadora a empresa ArcelorMittal através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Esta foi a terceira vez este ano que o professor Gérson Peres fez cursos no estado vizinho.

A última capacitação ocorrerá em março de 2020.

SP OPEN
Aconteceu de 17 a 20 de outubro o concorrido SP Open de Xadrez, na capital.

Este tradicional torneio chegou à sua oitava edição, sempre com muito sucesso.

O evento é organizado pelo grande mestre Krikor Sevag Mekhitarian.

Participaram 181 enxadristas de vários estados, disputando R$ 16.500,00 em prêmios.

Competição válida para cálculo de rating nacional e internacional.

O campeonato contou com os 5 tabuleiros DGT’s do CXSSP que fizeram as transmissões ao vivo das partidas.

Os atletas destaques foram os irmãos Olavo Tadeu Carvalho Oliveira e Tobias Luiz Carvalho de Oliveira, que fizeram dobradinha na categoria sub8: campeão e vice!

Também participaram do torneio os atletas Daniel Zotelli Monteiro, Dwlyan Santos e Matheus Gabriel Mendes de Oliveira.

Olavo Oliveira, que é treinado pelo GM Evandro Barbosa, ganhou 58,4 pontos no ranking da Federação Internacional de Xadrez.

DESFILE
No aniversário de São Sebastião do Paraíso, o CXSSP esteve presente no desfile com seu professor Dwlyan Santos e alguns alunos que são destaques no clube.

Saiba mais sobre o CXSSP:

O Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso, entidade associativa sem fins lucrativos, foi fundado em 1994 pelo enxadrista Sebastião Lopes, um grande entusiasta e incentivador da modalidade na cidade. Após um período de inatividade, em 2015 retoma seu objetivo de incentivar, apoiar e divulgar o xadrez em Paraíso, para que nossa cidade seja reconhecida novamente como polo do xadrez.

A atual diretoria é composta pelo presidente da associação, o mestre nacional Gérson Peres Batista e pelo vice-presidente Siderley Júnior da Silva. Além disso, conta com numerosa equipe de enxadristas paraisenses, todos contribuindo para o fortalecimento da entidade.

A nova sede do clube localiza-se na moderna Arena Olímpica João Mambrini Filho.

Graças ao imprescindível apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso/MG, por meio da Secretaria de Esportes, os enxadristas paraisenses podem contar com nova casa, propícia à prática e aperfeiçoamento no chamado jogo dos reis.

No dia 3 de junho de 2017 foi inaugurada a nova fase do CXSSP na Arena Olímpica, com materiais de primeira geração e ampla estrutura para torneios grandes. O Centro de Treinamento leva o nome do mestre nacional Jair Vicente Domingues, de 76 anos de idade.

O professor do clube é o experiente e forte jogador Dwlyan Santos. O CXSSP atende toda a comunidade paraisense gratuitamente de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. Aos sábados há torneios das 15h30 às 19h.

O CXSSP conta com mais de 40 jogadores no ranking internacional, sendo o jogador número 1 o grande mestre Evandro Amorim Barbosa.
Fonte: www.cxssp.com.br