TERAPIAS HOLÍSTICAS

MEDITAÇÃO Uma forma de acalmar a mente antes de uma prova

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 06-11-2019 17:54 | 99
Foto de Reprodução

A meditação é uma prática milenar (com mais de 2.500 anos de existência) utilizada principalmente pelo budismo, que tem como uma das orientações a seus praticantes a clareza da mente, sendo uma forma de disciplinar e treinar a mente. Sendo considerada  uma jornada interior, de autodescoberta ou, na realidade, de uma nova descoberta. É b um estado em que se permanece além da consciência do dia a dia, a partir de onde começa o fortalecimento espiritual.

É um momento reservado para a reflexão e o silêncio, fora da agitação e ruído da vida cotidiana. Dar uma pausa nos possibilita o retorno a um ponto central do ser. Em nosso mundo moderno, o ritmo de vida está cada vez mais acelerado e estamos perdendo contato com nossa verdadeira paz e poder interior. Quando não sentimos mais os pés no chão, somos impulsionados e puxados para diversas direções. É nesse ponto que se inicia a experimentar estresse. Essa sensação leva, gradualmente, a enfermidades, pois nossa saúde mental, emocional e física perde o equilíbrio. A consciência espiritual nos dá poder para escolher pensamentos bons e positivos em vez daqueles negativos e inúteis. Começamos a responder às situações, em vez de reagir a elas, iniciando a viver em harmonia, criamos relacionamentos melhores, mais felizes e mais saudáveis e mudamos nossas vidas de uma forma mais positiva.

Então; feche os olhos e preste atenção na sua respiração; tente ignorar os estímulos externos e os pensamentos, que vão insistir em surgir, e mantenha a mente focada na respiração; tente se manter atento no ato de respirar por, pelo menos, um minuto e, conforme for obtendo prática, você aumentará seu tempo de meditação. Observar a respiração é uma das formas mais simples de meditar e esta prática ajudará você nos períodos de stress, principalmente durante suas provas. Respire profundamente e bem lentamente. Assim, seu cérebro se acalma e você retoma o foco.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências