APURASUS

Regional de Saúde realiza treinamento do Apurasus

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 06-11-2019 18:01 | 102
Foto de Reprodução

A Superintendência Regional de Saúde de Passos em parceria com o Ministério da Saúde reuniu representantes de várias cidades para promover um treinamento sobre a utilização do Sistema de Apuração e Gestão de Custos do Sistema Único de Saúde (APURA SUS). Durante os dois dias de treinamento foram abordados o manejo da plataforma do APURA SUS, a inserção de dados, as configurações e a área de produção dentro do sistema. A Secretaria Municipal de São Sebastião do Paraíso enviou uma equipe de representantes para participar da capacitação.

O curso foi ministrado por facilitadores do Ministério da Saúde, André Felipe Soares de Alcântara e Thamara Gago Senos de Oliveira, que fazem parte do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). A iniciativa teve por objetivo reforçar a importância na apuração de custos dentro das unidades de saúde, trazendo assim um maior conhecimento nas ferramentas do APURASUS. A medida visa também obter uma melhor gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A superintendente da regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, reforçou a importância das informações repassadas nesse treinamento. "Apurar os custos de um serviço de saúde hoje é essencial para a sustentabilidade do serviço, garantindo o acesso do usuário. Os participantes se apoderaram de conhecimento e informações essenciais para monitorar os custos, gastos em ações, serviços e preços de medicamentos, de forma individualizada e controlada, qualificando a gestão", explica. Por meio do APURASUS, os participantes do curso terão condições de analisar com mais precisão a aplicabilidade dos recursos, e assim, redistribuí-los para os setores que tem maior necessidade, fazendo verdadeiramente uma gestão de custos.

Durante o treinamento foram abordados detalhes sobre o manejo da plataforma do APURASUS, a inserção de dados, as configurações e a área de produção dentro do sistema. De acordo com facilitador do MS e economista, André Felipe Soares de Alcântara, é importante ressaltar o cumprimento de mais uma etapa do processo de implantação do programa APURASUS. "Para os municípios que participaram, eles devem dar continuidade na alimentação do sistema, pois assim poder obter informações de custos em um período maior, possibilitar ao gestor público uma melhor tomada de decisão e o uso adequado dos recursos do SUS", conclui.

O Sistema de Apuração e Gestão de Custos do Sistema Único de Saúde (APURASUS) é um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos em distintas unidades de saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada.