CONGADA

Congada incluirá as bandeiras de São Sebastião e Santa Isabel

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 12-11-2019 20:00 | 995
Após o evento do próximo domingo,17, solenidade do Levantamento das Bandeiras acontecerá dia 8 de dezembro
Após o evento do próximo domingo,17, solenidade do Levantamento das Bandeiras acontecerá dia 8 de dezembro Foto de Arquivo

A inclusão das bandeiras e imagens de São Sebastião e Santa Isabel entre os santos padroeiros da Congada Paraisense acontecerá em solenidade no próximo domingo,17. “Este é um trabalho que a Comissão Organizadora vem realizando desde o ano passado e que agora conseguimos concluir”, afirma Natanael Marques Alves, que é integrante do grupo que vem trabalhando nesta questão. A realização de uma procissão, que sairá da Capela de Santa Rita, às 18 horas, e seguirá até a Matriz São Sebastião para a missa das 19 horas marcará este momento.

A iniciativa atende a reivindicação dos representantes de alguns ternos e que vinha sendo avaliada desde o ano passado. “Nós temos terno que tem Santa Isabel como padroeira e é uma decisão muito justa esta inclusão”, comenta Natanael Marques. Ele explica que quanto a São Sebastião a medida é válida por ser o padroeiro da cidade. “A última imagem inclusa foi a de São Jerônimo, na época a pedido do Monsenhor Jerônimo Madureira Mancini, já faz bastante tempo”, completa.

De acordo com Natanael com as duas novas bandeiras, não haverá aumento dos dias de desfiles. “Ficam mantidas as cinco noites de apresentações, mas em algumas delas serão destinadas a dois santos”, acrescenta. Com isso as homenagens serão feitas para Nossa Senhora do Rosário (dia 26), São Benedito (27), Santa Efigênia/São Sebastião (28), São Domingos/Santa Isabel (29) e Santa Catarina e São Jerônimo no dia 30 de dezembro.

Ele anuncia que neste ano haverá a estreia de mais um terno de Moçambique, que justamente recebe o nome de Santa Luzia. Com isso entre os moçambiqueiros haverá apresentação de cinco ternos. Os demais que já são conhecidos da comunidade do Congado são Diamante, Nossa Senhora do Rosário, Zambiê de Angola e Santos Dumont. “Teremos também nos dias de desfiles as presenças de ternos visitantes que foram convidados Catupé (Lagoa da Prata), Catupé/Santa Efigênia e Santa Catarina (Itamogi), Marinheiros (Passos), Família Macedo (Jacuí) e Canequinhas (Santo Antonio da Alegria)”, enumera Natanael.

Para o presidente da Comissão Organizadora, Heraldo Bícego, a apresentação das duas imagens e das bandeiras dos santos é mais um momento que marcará o início dos festejos da Congada 2019. “Teremos a concentração por volta das 18 horas na Capela de Santa Rita”, anuncia. Ele disse que todos os ternos de Congo e Moçambique foram convidados para o evento. “A maioria já confirmou participação. Todos estarão vestidos a caráter; aguardamos a confirmação dos demais para mais este momento de fé e religiosidade da nossa congada”, anuncia.

Segundo Natanael Marques a procissão sairá da Capela Santa Rita e irá até a Matriz São Sebastião. “Então teremos a apresentação das bandeiras e das imagens durante a missa das 19 horas com a presença dos congadeiros”.

Ainda de acordo com Heraldo Bícego, as bandeiras foram confeccionadas por Maria Zélia Silva a quem ele agradece pela colaboração. O próximo evento envolvendo as congadas será no dia 8 de dezembro quando ocorrerá a solenidade de levantamento das bandeiras a partir das 16 horas, na Praça Comendador José Honório.