198 ANOS PARAÍSO

Noite Ilustrada e a quermesse do Rotary

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Cidades | 14-11-2019 16:13 | 456
Foto de Reprodução

Nos primeiros anos da década de 60, do século passado (parece que foi ontem), tinham destaque nas programações de emissoras de rádio as “paradas de sucesso”. E em busca de audiência, as paulistas Rádio Tupi, Bandeirantes, Nacional (que depois passou a ser Rádio Globo), Record, se primavam por ter em seus elencos, apresentadores de primeira linha.

Composição de Paulo Vanzolini, a música “Volta por Cima” (“levanta, sacode a poeira, dá volta por cima”...)  gravada por Noite Ilustrada em 1963, permaneceu por bom tempo dentre as mais tocadas. E no calor deste sucesso, Noite Ilustrada, nome artístico de Mário de Souza Marques Filho, mineiro de Pirapetinga que se tornou conhecido nacionalmente lançado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, e TV Paulista, veio se apresentar em quermesse promovida pelo Rotary Club de São Sebastião do Paraíso.

A barraca foi montada na rua Alferes Patrício, quarteirão entre as ruas Gedor Silveira e Pimenta de Pádua, onde havia o prédio da Escola de Farmácia, atualmente uma agência bancária. Vinte anos depois Noite Ilustrada se apresentou em final de semana na churrascaria, no Posto do Sol.

Tivemos a honra e o prazer em acompanha-lo, Arthur Henrique Cardoso (contrabaixo), e eu, na bateria. Noite Ilustrada, com seu inseparável violão.

O nome artístico que o notabilizou, lhe foi dado pelo ator, músico e comediante Zé Trindade, que comandava revista musical “Noite Ilustrada” em Além Paraíba, Minas Gerais.

Jornal A Semente da APC por Nelson Duarte