OCORRÊNCIAS

Trânsito: acidentes envolvendo motos lideram números de ocorrências

Por: João Oliveira | Categoria: Acidente | 16-11-2019 10:22 | 3057
Foto de Arquivo JS

Números levantados pelo 2º Pelotão de Bombeiros Militares em São Sebastião do Paraíso apontam que no município registra-se média diária de um acidente, grande parte deles envolvendo motociclistas. Nos últimos 30 dias foram 31 acidentes, dos quais quatro foram em rodovias e 27 no perímetro urbano.

Ainda, de acordo com informações dos bombeiros, grande parte desses acidentes envolvendo motociclistas é relacionado a queda, por perda de controle direcional ou por algum animal na via. Segundo os dados, nos últimos 30 dias cinco acidentes foram envolvendo ciclistas, seis envolvendo carros e 20 envolvendo moto.

Vale ressaltar que os números dizem respeito apenas a ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, sendo estes acionados, na maior parte dos casos, para realizar resgates envolvendo vítimas presas em ferragem ou mesmo como apoio. Recentemente, dois acidentes graves chamaram a atenção no município.

O primeiro aconteceu nas proximidades do bairro Cidade Nova, na quinta-feira passada, onde houve colisão frontal entre uma caminhonete e um motociclista. O rapaz sofreu múltiplas fraturas e foi encaminhado em estado grave para a Santa, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu nesta quinta (14/11), uma semana após ter sido internado. Dois dias depois, um motociclista, de 19 anos, perdeu o controle direcional e bateu de frente com um caminhão na rodovia BR-491, próximo a Monte Santo de Minas. Ele morreu na hora.

ALERTA
Conforme destaca o sargento do Corpo de Bombeiros, Giovani Duarte, pelo menos 90% das vítimas feridas envolvendo motocicletas acontecem no perímetro urbano. Ele recomenda tanto para motociclistas quanto motoristas, que utilizem a direção defensiva, com atenção redobrada, especialmente em semáforos e cruzamentos, respeitando as leis de trânsito e limite de velocidade.

"Tivemos também muitas quedas de motociclistas registradas, e devido ao período de chuvas, alguns cuidados são necessários, devido pistas molhadas e visibilidade reduzida, além da presença de poças d"água que podem esconder buracos. Além disso, é importante manter distância de segurança em relação aos outros veículos, diminuir a velocidade de condução das motocicletas e sempre realizar manutenção nos freios", completa sargento Giovani.