CLUBE LIVRO

Leia Mulheres: O peso do pássaro morto de Aline Bei será próxima obra discutida

Por: João Oliveira | Categoria: Cultura | 18-11-2019 10:50 | 679
Aline Bei conquista espaço na literatura nacional com seu primeiro livro
Aline Bei conquista espaço na literatura nacional com seu primeiro livro Foto de Reprodução

O clube Leia Mulheres de São Sebastião do Paraíso irá discutir em seu próximo encontro a obra "O peso do pássaro morto", da autora brasileira Aline Bei. Livro de estreia, Aline chegou a ganhar o prêmio São Paulo de Literatura na categoria melhor livro do ano de 2018 e, deste então, a obra vem ganhando repercussão, tornando-se sucesso de público e crítica.  O encontro acontece no próximo dia 14 de dezembro.

No encontro de sábado (9/11), o grupo debateu a obra "A Falência", da autora Julia Lopes de Almeida, publicado em 1901. Esquecida pelo cânone literário, Júlia deixou uma vasta produção e, inclusive, foi pioneira na literatura infantil no país. A autora foi contemporânea de autores como Machado de Assis e seu nome foi cogitado para fazer parte da primeira formação da Academia Brasileira de Letras, mas foi preterida, sendo eleito em seu lugar seu marido, Filinto de Almeida.

Conforme destaca a mediadora Sarah Lara, os participantes do grupo se engajaram na história e cada um pode contribuir com suas diferentes perspectivas da obra, debatendo temas como racismo, feminismo, patriarcalismo e adultério. A psicóloga destacou a importância da leitura e do debate promovido. "Foram visões diferentes de uma mesma história, cada um pode contribuir um pouco para o debate", recorda.

"Também conversamos sobre a autora, sobre o contexto histórico que influenciou muito em sua escrita. Analisamos as personagens e cada uma falou sobre suas perspectivas daquelas personagens. Percebi um engajamento muito grande dos participantes, que além de ler também relatou suas experiências, enriquecendo ainda mais o debate", completa.

O PESO DO PÁSSARO MORTO

A escritora Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena, ela é editora e colunista do site cultural OitavaArte. "O peso do pássaro morto" é o seu primeiro livro, publicado pela editora Nós.

A obra de Aline Bei foge do convencional ao apresentar uma prosa desconstruída e que mais lembra uma poesia. O livro aborda temas universais como a morte, relacionamento e maternidade. Em "O peso do pássaro morto", o leitor mergulhar na vida de uma mulher que, dos 8 aos 52, se vê transformada por diversos acontecimentos em sua vida.