SENAR/ACISSP

Senar atende a 640 alunos em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Agricultura | 22-11-2019 10:58 | 474
Foto de Reprodução

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços em São Sebastião do Paraíso promoveram este ano no município, cerca 54 cursos, entre Formação Profissional Rural e Promoção Social. Ao todo, foram 640 alunos atendidos ao longo de 2019 em diferentes propriedades rurais da região.

A parceria entre Senar e Acissp já existe há 18 anos e, segundo o presidente da Associação, Ailton Rocha de Sillos, é uma parceria que deu certo e que tem trazido grandes benefícios para o município. "São inúmeros cursos de capacitação e profissionalização que o Senar oferece gratuitamente a população", conta.

A Formação Profissional Rural (FPR) é um processo educativo, não formal, participativo e sistematizado que possibilita ao indivíduo a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma ocupação. Tem como objetivos, além de capacitar o profissional para o Mercado de Trabalho Rural, possibilitando-lhe o domínio da tecnologia atualizada e o gerenciamento do próprio trabalho, contribuir para a realização pessoal e profissional do trabalhador.

Já a Promoção Social é um conjunto de atividades com enfoque educativo que possibilita às pessoas do meio rural, associadas, direta ou indiretamente, aos processos produtivos agrossilvipastoris, a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo, assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural.

O Senar Minas é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares. Anualmente capacita cerca de 200 mil pessoas nas mais diversas áreas e, somente em Paraíso, já são 18 anos de atuação e 26 em Minas Gerais.