OPERAÇÃO NATALINA

43º BPM inicia Operação Natalina

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 26-11-2019 19:15 | 1929
Policiamento reforçado já pode ser observado no centro com operações que vão se estender para outras regiões da cidade
Policiamento reforçado já pode ser observado no centro com operações que vão se estender para outras regiões da cidade Foto de Roberto Nogueira

A Polícia Militar iniciou ontem, terça-feira, 26, em São Sebastião do Paraíso, na Praça Comendador José Honório (Matriz) as atividades da Operação Natalina que posteriormente, a partir de 1º de janeiro de 2020 vai se transformar em Operação Férias Seguras. As ações vão ocorrer em todo o Estado de Minas Gerais e tem o objetivo de reforçar de forma ostensiva e preventiva os centros comerciais das cidades, tendo em vista o aumento da circulação de dinheiro, maior movimento de consumidores para as compras de fim de ano.

De acordo com o capitão PM Prata, do 43º Batalhão da Polícia Militar sediado em Paraíso, além dos policiais militares que atuam rotineiramente, no patrulhamento em áreas comerciais, o policiamento será reforçado e intensificado durante o período. “O objetivo é exatamente este de reforçar a presença e desenvolver ações e operações policiais para garantir um Natal mais seguro”, explica o oficial.

Capitão Prata destaca que além da base móvel que frequentemente realiza ponto base na Praça central, haverá o emprego de maior número de viaturas e consequentemente de maior efetivo em circulação por toda a cidade.

O fato de o policiamento ser potencializado na região central não significa que as outras regiões da cidade ficarão desguarnecidas. As rondas e blitizes também serão intensificadas nos principais coredores de trânsito e ainda em pontos estratégicos para coibir todo o tipo de situação criminosa. “Vamos contar com o reforço do pessoal administrativo, as férias são cessadas neste momento o intuito será de colocar nas ruas a maior quantidade de policiais principalmente no período de funcionamento do comércio”, anuncia o capitão.

Ele destaca que mesmo assim conta com o apoio da população para que denuncie qualquer situação suspeita através dos telefones 190 e 181. “Paraíso conta com um bom serviço de monitoramento de câmeras, temos uma boa cobertura inclusive com os particulares e tudo isso nos ajuda a mapear as movimentações, possíveis rotas de fuga e agiliza no policiamento preventivo”, descreve.

No instante em que a entrevista era concedida na tarde de terça-feira já ocorria o acionamento que apontava um grupo de jovens em atitudes suspeitas, situação que foi prontamente verificada, sem maiores desdobramentos.

As atividades de polícia ostensiva serão desencadeadas observando o princípio da antecipação, priorizando a atuação preventiva de forma a prevenir e ou reprimir ações de delinquentes, com foco na apreensão de armas de fogo e drogas, visando proporcionar ao cidadão ordeiro um clima de tranquilidade e sossego público durante as compras e viagens.

A segunda fase dos trabalhos é denominada de Férias Seguras que objetiva prevenir e evitar crimes contra o patrimônio, principalmente com furtos e roubos a residência. A iniciativa envolve necessariamente os vizinhos ou amigos do morador ausente na chamada Rede de Vizinhos Protegidos.

A PM fará um esforço complementar para atender a população com reforço no policiamento, nas rondas e blitzes em apoio à comunidade. A operação começa no dia 1º de janeiro e se estenderá até 31 de janeiro do próximo ano.

Dicas de autoproteção:
Evite andar com muito dinheiro;
Pague as compras com cheque ou cartão;
Fique atento com a sua carteira;
Evite as aglomerações de pessoas;
Antecipe suas compras para dias e horários de menor movimento;
Fique atento aos esbarrões;
Ao sair de casas, identifique as crianças (nome ,endereço e telefone);
Mantenha as crianças à vista;
Evite utilizar jóias e roupas que chamem a atenção;
Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
Evite ficar com as duas mãos ocupadas ao mesmo tempo;
Aqueles que forem as compras com veículo próprio, procure estacionar em lugar de maior movimento e iluminado.
Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais

PM inicia operação presença na parte central onde concentra-se maior arte do comércio, consumidores e região bancária