JOGOS ESCOLARES

Ciclista paraisense representa Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude de 2019

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Comércio | 27-11-2019 15:53 | 1357
Ana Paula Finco participa da competição em nível nacional pela segunda vez nas provas de ciclismo
Ana Paula Finco participa da competição em nível nacional pela segunda vez nas provas de ciclismo Foto de Marco Aurélio Pessoni -

Pelo segundo ano consecutivo a ciclista Ana Paula Finco é uma das representantes de São Sebastião do Paraíso na edição de 2019, dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece até o próximo fim de semana em Blumenau (SC). Ela desembarcou no começo da noite em terras catarinenses junto com mais uma parte da delegação mineira, e a partir desta quarta-feira, 27, já participa das competições. Outras atletas paraisenses também foram convocadas para integrarem equipes do Estado inclusive nos Jogos Paralímpicos que foi disputado em São Paulo (SP).

Os Jogos Escolares da Juventude - Etapa Nacional (módulos I e II) acontecem em Blumenau, no período de 15 a 30 de novembro. Para a jovem ciclista Ana Paula Finco, estudante da E.E. Benedito Ferreira Calafiori, de Paraíso esta é mais uma oportunidade de se consolidar como uma atleta de destaque na categoria.

Ano passado ela também disputou a etapa brasileira da competição em Natal (RN), com ótimo desempenho, em 2018 conquistou três medalhas, sendo uma de prata de duas de bronze, tendo subido ao pódio três vezes. 

A expectativa agora é que com o crescimento na carreira e devido aos treinamentos e dedicação à atividade, possa não só repetir o desempenho anterior, como quem sabe até mesmo obter mais vitórias conquistando assim a tão almejada medalha de ouro.

No início da tarde de ontem (26/11), ela se juntou aos demais atletas mineiros do ciclismo que embarcaram às 13h30 para o sul e que tinha o desembarque previsto para o início da noite em Blumenau (SC). As provas da categoria começam a ser disputadas a partir desta quarta-feira,27. O retorno para Minas Gerais está previsto para o sábado,30.

As competições de ciclismo foram incluídas nos Jogos Escolares em 2010, com três provas diferentes. Cada estado pode inscrever dois alunos-atletas por gênero mais um técnico. Todos os alunos-atletas podem participar das três provas sendo a Contrarrelógio, 500m; Estrada individual, em circuito (50min + 2 voltas no masculino e 35min + uma volta, no feminino); e Prova de Critério. Na categoria de 12 a 14 anos, na prova de estrada individual, em circuito, são 35 minutos no masculino e 20 no feminino.

 

Outras atletas

Além de Ana Paula, também de São Sebastião do Paraíso foram convocadas para a etapa nacional as estudantes Maria Antonia Teixeira e Oliveira, da E.E. Clóvis Salgado e Nataly Conceição Silva da Graça, da E.M. Ibrantina Amaral. Elas integraram a equipe de atletismo feminina de Minas Gerais.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento esportivo estudantil do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.