ATUALIZAÇÃO

TG 04-025 alerta para atualização de dados junto às Forças Armadas

Por: João Oliveira | Categoria: Brasil | 07-12-2019 10:36 | 2212
Foto de Reprodução

Aqueles que serviram à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas nos meses de dezembro e janeiro. A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos 4 primeiros anos e no 5º ano, após ter servido, o reservista deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência.

Para os que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular. Segundo informa o TG, caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).

A apresentação pode ser feita em qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação.

COMO FAZER A APRESENTAÇÃO DO EXAR EM PARAÍSO?
No período de 9 a 16 de dezembro (de segunda a sexta-feira), das 8h ao meio dia o cidadão pode comparecer na sede do Tiro de Guerra. Ou também do meio-dia às 17h na Junta de Serviço na sede do Centro de Atendimento de São Sebastião do Paraíso (CAS SP), o antigo PSIU, na Rua Pimenta de Pádua, 1237 no Centro.

O cidadão também pode fazer a atualização pela internet no prazo de 1º de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020, acessando o site www.exarnet.eb.mil.br. É importante destacar que a apresentação pelo site só pode ser realizada pelos reservistas que estão em dia com suas apresentações, quem está com a apresentação atrasada deve obrigatoriamente procurar a Junta de Serviço Militar para regularizar a sua situação.