ITAIPU

Paraisense assume cargo na "Diretoria Técnica" em Itaipu

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Brasil | 18-12-2019 10:07 | 2064
Rodrigo Gonçalves Pimenta nascido em Paraíso está na empresa há quase 20 anos
Rodrigo Gonçalves Pimenta nascido em Paraíso está na empresa há quase 20 anos Foto de Divulgação

O engenheiro Rodrigo Gonçalves Pimenta, de São Sebastião do Paraíso está entre os novos diretores que estão assumindo a diretoria técnica da Usina de Itaipu. Ele atuará em uma das áreas estratégicas da empresa binacional e considera um grande desafio as atividades que exercerá na nova função. A medida é parte integrante das mudanças na margem brasileira da usina que estão em andamento desde novembro deste ano, com a aposentadoria de alguns dirigentes.

O anúncio dos nomes dos novos dirigentes ocorreu ontem, terça-feira (17/12). A Diretoria Técnica da parte brasileira da usina de Itaipu promoveu mudanças consideradas importantes nas equipes de Operação e Manutenção. Tomaram posse dois novos superintendentes, dois gerentes de departamento e dois gerentes de divisão. A movimentação começou com a aposentadoria dos superintendentes Rui Jovita (Operação) e Cleber Pimenta (Manutenção), no último mês.

A empresa decidiu escolher dentro da própria equipe os novos gerentes, valorizando o time e levando a uma reacomodação em departamentos e divisões. Dos seis recém promovidos, uma curiosidade é que quatro dirigentes são mineiros, todos formados em Engenharia na Universidade Federal de Itajubá. Três deles são da turma de trainees do ano de 2000. Ao "clube de Minas" somam-se um paulistano e um paranaense.

O engenheiro Rodrigo Gonçalves Pimenta, é natural de São Sebastião do Paraíso, formado na Universidade de Itajubá. Ele chegou à Itaipu em 2000 e agora assume o Departamento de Operação do Sistema. Rodrigo coordenará quatro áreas estratégicas da Operação sendo a de estudos hidrológicos, programação e estatísticas, operação do sistema (tempo real) e estudos elétricos e normas. "Ou seja, é um processo que começa e termina dentro do próprio departamento", observa o paraisense.

Segundo ele, o novo cargo representa um grande desafio, especialmente por dar sequência a uma história de sucesso dentro da área técnica. "Tenho absoluta convicção de que tudo que está acontecendo é reflexo das orientações que recebi desde que cheguei à Itaipu", avalia. Confiante Rodrigo Pimenta ressalta que a indicação é fruto de um trabalho que já é realizado na empresa de longa data. "É o reflexo do exemplo de profissionais que deixaram um legado importante e que vamos procurar seguir, para fazer o melhor trabalho possível", completa.

A Itaipu é uma Entidade Binacional criada e regida, em igualdade de direitos e obrigações, pelo Tratado assinado em 26 de abril de 1973, entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai.

O engenheiro Rodrigo Gonçalves Pimenta é filho dos paraisenses Luiz Alberto Pimenta que trabalhou como operador do sistema elétrico de Furnas, e de Rejane Gonçalves Pimenta.