GILBERTO AMARAL

Novo Livro

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 18-12-2019 10:01 | 1387
José Sarney trabalhos Senado
José Sarney trabalhos Senado Foto de Reprodução

Novo livro
Aproveitando as festas natalinas, o presidente José Sarney (foto) já viajou para o seu Maranhão, juntamente com toda a família. Vai aproveitar o tempo para terminar o seu novo livro “Brasil no seu labirinto”. Falando ontem pelo telefone com Sarney, ele me contou que a obra versa sobre a situação atual, os caminhos do futuro e os desafios, que são inúmeros.

Evangélico
Av. Afonso Pena, 532O presidente Jair Bolsonaro (foto), que é evangélico, tem feito culto pela manhã, uma vez por semana, no Palácio da Alvorada, reunindo os funcionários e alguns convidados especiais. O que faz ele muito bem.

Em tempo: Sarney foi o único presidente que mandava celebrar missa aos domingos na capelinha do Alvorada, seguido de um lanche.

Primeira presidente
Em sessão extraordinária realizada no Tribunal Superior do Trabalho, a ministra Maria Cristina Peduzzi (foto) foi eleita e entra para a história como a primeira mulher a assumir a presidência do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, no biênio 2020-2022. O ministro Vieira de Mello Filho é o vice-presidente e Aloysio Corrêa da Veiga ocupa agora o cargo de corregedor-geral. A posse da nova direção se dará em sessão solene no dia 19 de fevereiro de 2020.

Cheque especial
O BC baixou os juros para 4,5%, mas os bancos não estão obedecendo a determinação. O Banco Central manda ou não manda?

Dólar e euro
O BRB liberou a venda de dólar e euro nos terminais de autoatendimento em nove pontos do DF. As máquinas com o serviço disponível estão localizadas no ParkShopping, Conjunto Nacional, Taguatinga Shopping, Terraço, JK Shopping e nas agências Central, JK, Lago Sul e Norte. Além da facilidade em poder adquirir moedas estrangeiras nos ATMs, os clientes têm outro benefício: isenção da tarifa e cotação diferenciadas nas operações de câmbio turismo realizadas até o dia 31.

Tarde festiva
O presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, reuniu um grupo de amigos em almoço festivo em torno da querida Maria Estela Kubitschek. Na descontraída tarde, Jorge Khoury, Carlos Melles, Silvestre Gorgulho, Anchieta Hélcias, Benise Rosemburg, a homenageada e Daniela Praxedes

Boi-bumbá
A Unesco reconheceu, como patrimônio da humanidade, o boi-bumbá do Maranhão. Espera-se, a seguir, igualmente fundamentado no bom senso, história marcante, sensibilidade, apoio popular, bom gosto e beleza, que a Unesco também reconheça a importância cultural do boi-bumbá de Parintins, Amazonas.  Espetáculo grandioso que todos os anos fascina e atrai milhares de turistas nacionais e internacionais.

Tratamento no SUS
A partir de agora, pacientes com a doença rara mucopolissacaridose (MPS) tipos IV A e VI passam a contar com tratamento específico no SUS. Na última semana, o Ministério da Saúde publicou documentos que orientam profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento dos dois tipos da doença (IV A e VI), incluindo desde medicamentos a cuidados auditivos, dentários, ortopédicos e cirúrgicos, se necessários.

Raice

Cafezinho ecológico
Xícara de chocolate não é novidade em festas requintadas, mas quando a xícara comestível é utilizada por uma companhia aérea a fim de reduzir a sua pegada ecológica, isso vira um engajamento com o planeta. Os clientes da Air New Zealand, tanto em voo quanto no solo, são agora servidos em xícaras de baunilha. A companhia serve mais de oito milhões de cafezinhos por ano. Esta ação tem assim um impacto positivo no meio ambiente e, ao mesmo tempo, proporciona uma experiência gustativa ao cliente.

Queijo manteiga
A governadora potiguar Fátima Bezerra esteve na França para fazer a promoção do queijo manteiga. A iguaria tradicional do Nordeste fez sucesso no Grand Palais durante o evento comemorativo dos 50 anos do Marché de Rungis (mercado similar ao Ceasa). Na ocasião foram assinados acordos bilaterais para facilitar o comércio de produtos artesanais e a transmissão de conhecimento entre França e Rio Grande do Norte.

Pâtisserie
Para esta temporada de Natal, Cédric Grolet, premiado chef pâtisserie do Le Meurice em Paris, revisita o tradicional Yule Log com uma versão leve que combina cereais, ervas frescas e limão. Uma criação delicada e refinada nomeada de Lemon and Fresh Herb Yule Log, que está disponível até o dia 26, no hotel.

Cozinha brasileira
O reputado jornal Le Monde publicou matéria sobre os novos talentos da cozinha brasileira. Em destaque os chefs Raphael Rego (e seu crémeux de feijão preto), Alex Atala (e suas formigas vermelhas) e Alexandre Furtado (e seus pratos marinés na cachaça). Uma homenagem aos produtos da Amazônia e aos pratos típicos revistados e reinventados por chefs estrelados.

Pitanga
O chef brasileiro Alexandre Furtado (foto) abrirá em breve o seu segundo estabelecimento em Paris. Depois do Bistro Paradis será a vez do Pitanga, um restaurante-bar onde mais uma vez a cachaça será destaque. A cachaçaria gaúcha Weber Haus estará presente com sua gama de produtos (cachaça, rum e gin) e terá exclusividade na casa.

Bolsonaro
Capture d’écran
Capture d’écran
Capture d’écran
Ministro Carlos Melles, Maria Estela Kubitschek e Paulo Octávio
O anfitrião, Maria Estela Kubitschek e Paulo Octávio Pereira