MUDAS

Sedeagro distribui mudas de café para produtores cadastrados

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 16-01-2020 14:33 | 572
Mudas de café distribuídas pela Sedeagro passaram por processo de classificação
Mudas de café distribuídas pela Sedeagro passaram por processo de classificação Foto de Divulgação

A Sedeagro (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário) de São Sebastião do Paraíso realiza na manhã desta quara-feira,15, a entrega de mudas de café aos produtores cadastrados. Foram produzidas no viveiro municipal  cerca de 15 mil exemplares da espécie Catuai 62. “O material é destinado ao replantio e será entregue junto com 50 quilos de calcário que também será repassado aos cafeicultores”, informa Marco Aurélio Alves de Paula, chefe do Departamento de Agricultura.

O programa de produção de mudas foi criado em setembro de 2018 e a primeira remessa distribuída há um ano. “É mais uma forma que criamos para ajudar e incentivar os produtores de café da nossa cidade, nossa maior cultura”, comenta Marco Aurélio.

O replantio ocorre entre o final de janeiro e começo de fevereiro. A medida é válida para repor algumas das mudas que acabam se perdendo no plantio que é feito no final do ano anterior.

As inscrições foram feitas ainda ano passado na sede da Sedeagro com os produtores cadastrados na secretaria de agricultura. “Cada produtor receberá cerca de 1.500 mudas. A grande novidade deste ano é que junto neste ano conseguimos ofertar cerca de 50 quilos de calcário, produto utilizado para a correção do solo e que é uma ajuda importante para o desenvolvimento das plantas”, observa.

Em 2019 a Prefeitura promoveu o primeiro Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés, medida também adotada para incentivar o setor.

Ainda de acordo com o chefe do Departamento de Agricultura, neste ano serão realizadas visitas técnicas para acompanhar a situação das mudas plantadas em 2019. “Faremos o acompanhamento para o plantio agora e verificaremos, os resultados do trabalho desenvolvido anteriormente”, acrescenta. Marco Aurélio destaca que ano passado foram produzidas mudas da espécie Catuai Vermelho 99 e agora a produção teve mudança passando para Catuai 62 amarelo. Ambas são consideradas espécies de qualidade, resistente a ferrugem e outras doenças.

Outra informação da Sedeagro é que com a distribuição de mudas e calcário o município passa a atender as exigências do Governo do Estado e passa a fazer jus ao recebimento integral das cotas de ICM’s integral já neste ano. Até o momento o recebimento deste recurso era parcial e agora será completo. “Ainda não temos o valor exato de quanto será, mas é bem vindo e nos ajudará a desenvolvermos mais ações em favor do homem do campo”, finaliza Marco Aurélio.