GILBERTO AMARAL

O sagrado é intocável 

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 15-01-2020 14:48 | 563
Foto de Reprodução

Sou, fui e sempre serei convictamente a favor da liberdade de expressão. Entretanto, tudo na existência do gênero humano requer limites, inclusive pelas próprias limitações de sua natureza débil.

Reprovo com veemência o infame “Especial de Natal” produzido pelo “Porta dos Fundos”, por se tratar de grave gesto de desrespeito à vasta maioria dos brasileiros, que é cristã e têm em Nossa Senhora de Aparecida a sua padroeira.

Não me venham distorcer o eixo da questão, debatendo transversalmente se blasfêmia é crime ou não, no contexto dessa ou daquela religião. Estamos falando de uma ofensa ignóbil a fé de centena de milhões de cidadãos e suas famílias.

A Suprema Corte, como tem sido de hábito, tergiversou. Que vergonha!

Mas as famílias brasileiras e as pessoas de bem fazem coro com este colunista em desprezo àquele arremedo de arte. Arte pobre, decadente, apelativa e, por fim, desprezível.

Com o sagrado não se mexe!

O mito da Reforma Tributária
Dois entre três grupos de políticos ou empresários estará especulando a respeito de reforma tributária, na contexto da pauta política de 2020.

Uma reforma no sistema tributário não é um evento isolado. Reformas tributárias consistentes se materializam por meio do processo constante de revisão e modernização do arcabouço legal já vigente. É sim possível, rever alíquotas, remodelar processos de trabalho, eliminar redundâncias, etc. A propósito, a Receita Federal tem-se empenhado com esmero na tarefa de simplificação do modelo atual, inclusive com “garantia de qualidade” reconhecida pela própria OCDE. A vingar uma proposta ampla de alteração do sistema tributário nacional, torço para que não seja apenas para agradar as agências de rating, e sim, que venha para facilitar a vida dos brasileiros e melhorar o ambiente de negócios do país.

Academia de Tênis
Ponto de encontro de esportistas, da sociedade brasiliense e brasileira, morada de políticos, empresários e artistas de renome nacional, há uma década a glamorosa Academia de Tênis cedeu espaço as ruínas. Por lá hoje só se vê mato, lixo e todo o complexo depredado.

Só ruínas
O espaço, que era um dos mais badalados da capital e abrigava excelentes restaurantes e até o Festival Internacional de Cinema, está entregue as cobras, ratos, baratas, e, daqui a pouco, até as onças. Uma vergonha! Ainda mais agravante é o fato da área ser vizinha de monumentos, dentre eles o Palácio do Planalto e do Alvorada.

Revitalização urgente
O que se tem conhecimento é que o espaço foi adquirido por um grupo de empresários, um projeto de revitalização da área foi feito, documentos foram requeridos pelo GDF e apresentados, todavia até o presente momento a burocracia se arrasta. Acreditamos na competência e seriedade do governador Ibaneis Rocha e do seu vice Paco Britto, para sanar esse gravíssimo problema.

Grana solta
Como diziam os mais vividos, “nesse mato tem coelho”. E eu digo, tem elefante. O que se têm de notícias e fortes indícios sobre o enriquecimento ilícito de algumas pessoas residentes na capital, se apurado fosse, iria deixar careca de cabelo em pé. É mutreteiro a dar com o pau! Gente que nada herdou e que nunca trabalhou, pelo menos com lisura, andando em carrões, iates, morando em casas luxuosas e fazendo caríssimas viagens internacionais...

Good vibes
Hoje tem agito no Pontão do Lago Sul. O bar 2gather abre suas portas para convidados em um coquetel, às 20h.

Capricornianos
A semana começou com muita festa em torno de duas queridas amigas. Na segunda-feira, Eliana Starling recebeu muitos cumprimentos pela passagem de seu aniversário e, ontem, quem assoprou velinhas foi a bela Fernanda Nogueira. Hoje os brindes serão em torno do amigo Henrique Hargreaves e do nosso fotógrafo Paulo Lima. Nossos votos de muita saúde e felicidades!

Na era digital
O Governo do Distrito Federal inaugurou a Junta Comercial do DF 100% digital, com a presença de grandes empresários, entidades de classe e autoridades. A Junta se modernizou e a partir de agora só receberá processos de forma eletrônica. Recentemente a JUCIS-DF, como é chamada agora, passou do Governo Federal para o GDF, após longa luta do setor produtivo, conquistado pelo Governo Ibaneis Rocha. Na ocasião, o empresário Paulo Octávio e o vice-governador Paco Britto foram homenageados.

Paulo Octávio, Marcella Athayde Browne, diretora de Registro da Junta, e o vice-governador Paco Britto

O presidente da JUCIS-DF, Walid Sariedine e o vice-presidente, João Feijão com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho

Energia...
O anúncio nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro (foto), com o apoio dos líderes do Congresso Nacional, em favor da energia solar no país, com a criação de um Projeto de Lei, reflete uma união surpreendente entre os poderes Executivo e Legislativo pelo desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica no Brasil.

...solar...
O próprio presidente Bolsonaro afirmou que o PL é fruto de uma articulação entre o Executivo e o Legislativo, com o apoio dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre (foto). Em uma das postagens, Bolsonaro disse que “o presidente da Câmara colocará em votação Projeto de Lei, em regime de urgência, proibindo a taxação da energia gerada por radiação solar. O mesmo fará o presidente do Congresso. Caso encerrado”.

...fotovoltaica
Bolsonaro afirmou ainda, em vídeo, que se dependesse dele, não haveria cobrança sobre a energia solar no Brasil. “É posição do presidente da República, no que depender de nós, não haverá taxação da energia solar”, declarou. O próprio Rodrigo Maia (foto) repercutiu em suas redes o vídeo do presidente e afirmou que “concordo 100% com ele (presidente Bolsonaro) e vamos trabalhar juntos no Congresso contra a taxação da energia solar”.

Patrocínios culturais
O BRB publicou em seu site (www.brb.com.br), o Edital de Patrocínios Culturais de 2020. A iniciativa tem como objetivo apoiar projetos de arte e cultura que valorizem Brasília, no ano em que a capital do país completa 60 anos. O valor total dos recursos disponibilizados pode chegar até R$ 1,5 milhão. “O apoio à arte e à cultura faz parte do novo BRB, que tem posicionado como um Banco protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano do Distrito Federal”, afirma o presidente Paulo Henrique Costa. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31.

Baterias recarregadas
O diretor do moderno Hospital Home, o médico Cícero Henriques Dantas Neto, seguiu com um grupo de 17 amigos para os Estados Unidos, no período das festas de fim de ano. A turma voltou revigorada e se divertiu muito fazendo um maravilhoso tour pela Califórnia.

Forças de segurança I
Avaliar e encontrar soluções tecnológicas para melhorar a segurança pública no Brasil. É para isso que os ministérios da Educação e da Justiça e Segurança Pública lançaram, no dia 8, o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) em Segurança Pública e Ciências Forenses. Serão investidos R$ 10,1 milhões para estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado na área. As pesquisas científicas irão auxiliar as forças de segurança principalmente no enfrentamento ao crime no país.

Forças de segurança II
Os estudos poderão traçar a origem de drogas e mapear redes de tráfico, identificar com precisão a autoria de crimes, por meio de exames de DNA em objetos, pessoas, corpos carbonizados e vítimas de violência sexual, além de ajudar no mapeamento de lavagem de dinheiro por meio de inteligência artificial e combater crimes de corrupção, pedofilia e invasão de privacidade com o uso do rastreamento.

Academia de tênis
Bolsonaro
Davi Alcolumbre
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho com o presidente da JUCIS-DF, Walid Sariedine e o vice-presidente, João Feijão
Paulo Octávio, Marcella Athayde Browne, diretora de Registro da Junta, e o vice-governador Paco Britto
Rodrigo Maia