VACINAÇÃO

Vacina que imuniza contra meningite, hepatite B e outras doenças chega a Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 21-01-2020 15:10 | 1006
Posto de Puericultura esteve lotado nesta manhã por pais procurando pela vacina
Posto de Puericultura esteve lotado nesta manhã por pais procurando pela vacina Foto de Tiel/Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso é um dos municípios que estava sofrendo com a falta de doses da vacina Pentavalente que, finalmente, chegou ao município na última sexta-feira (17/1). A vacina faz parte do calendário de rotina é importante porque combate doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus Influenzae Tipo B causadora, dentre outras doenças, da meningite.

Conforme explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, foram distribuídas para o município 270 doses da vacina e a expectativa é para que se coloque em dia o cartão de vacina das crianças que necessitam da dose. Daniela destaca que não se trata de uma campanha e que não serão dadas doses extras da Pentavalente.

“A vacina é para aquelas crianças que estão com a Pentavalente atrasada e, além desta, também chegou a DTP, que também estava em falta e substitui parte da Pentavalente. O movimento no Posto está muito grande devido a esse reabastecimento da vacina. Estamos realizando essa vacinação em todas as salas de vacina: Posto de Puericultura, USP da Vila Formosa, Vila São Pedro, USF da Guardinha e USF São Judas”, destaca a coordenadora.

Segundo Daniela, além dessas duas vacinas, o município segue o calendário de vacinação de rotina, para colocar o cartão de vacina em dia. “Pode demorar um pouco o atendimento, mas é porque estamos fazendo todas as vacinas que estão atrasadas e pedimos a paciência da população”, esclarece.

A falta da vacina, que já vinha sendo registrada desde o segundo semestre de 2019, se deu porque, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, não é fabricada no Brasil e houve problema em lote produzido no exterior. Com a reprovação do lote, isto levou o desabastecimento em todo o país, inclusive em São Sebastião do Paraíso.

As vacinas começaram a ser distribuídas no país na última semana e chegou à Superintendência Regional de Saúde sexta-feira. No mesmo dia servidores do Posto de Puericultura foram a Passos buscar essas doses, que começaram a ser ministradas nesta terça-feira (21/1). Cortez acrescenta que as doses adquiridas devem ser suficientes colocar em dia o cartão dessas crianças, mas que se houver a necessidade, já é possível solicitar novas doses.

A Pentavalente é uma das vacinas que fazem parte do programa nacional de imunização e é importante porque protege o indivíduo de cinco doenças. Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta essa vacina na rotina do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacina é ministrada em três doses na criança: aos dois, quatro e seis meses, com reforço aos 15 meses e outro aos quatro anos.