BOLSAS

Dissertar irá promover concurso de bolsas na Libertas

Por: João Oliveira | Categoria: Educação | 21-01-2020 17:00 | 696
Foto de Reprodução

O Curso Dissertar irá promover neste sábado (25/1), na Libertas Faculdades Integradas, às 14h, na sala 4, um concurso de bolsa para compor a formação de turma para 2020. A entrada será franca e o candidato deve chegar com 30 minutos de antecedência. Para se inscrever, o estudante deve comunicar ao Curso Dissertar por meio da rede social Instagram (@cursoredacaodissertar) para que possa preencher a ficha de inscrição.

Conforme explica o professor Luiz Henrique Garbellini Filho, o concurso de bolsas consistirá em uma proposta de redação modelo ENEM em que o aluno terá até 1h30 para produzir o texto que será avaliado com base nas cinco competências do ENEM para que os descontos possam ser atribuídos. Segundo ele, trata-se de um processo que avalia, sobretudo, a capacidade do aluno em produzir um bom texto que se baseia nas técnicas de escrita e na visão crítica sobre as relações sociais.

“Acredito que a educação deve ser um instrumento de mudança social, até porque foi por meio dele que alterei completamente a minha realidade. Entretanto, muito desse discurso se localiza somente na teoria e poucos realmente visam efetivar a educação privada àqueles que, de fato, necessitam de um suporte financeiro. Em meio à uma lógica lucrativista que tomou conta da ‘indústria de cursinhos’, a proposta de concurso de bolsas triunfa a ideia de que é possível propor um ensino de qualidade para os alunos que realmente se esforçam  para atingir seus sonhos e, ao mesmo tempo, não possuem renda suficiente para arcar com um curso”, conta.

Luiz comunga com a ideia de que o trabalho de professor deve ser valorizado, principalmente frente à desvalorização social e econômica que carrega o ofício, mas não se pode fechar os olhos à realidade social de nosso país.

“O concurso de bolsas é um mecanismo para tornar mais acessível ainda o financiamento de educação privada àqueles que se dedicam seriamente aos estudos e que buscam alterar a sua realidade. Costumo falar que aquele aluno que não possui condições suficientes, mas que mostra dedicação e desejo de melhorar na escrita, merece oportunidade e possui lugar garantido no Curso Dissertar”, acrescenta.

O Curso Dissertar é um curso de redação preparatório para vestibulares que no ENEM 2019 atingiu 98% de notas superiores a 900 pontos. O curso é baseado em aulas presenciais para pequenos grupos de cerca de dez alunos, nas quais são trabalhados tanto os conteúdos técnicos quanto críticos. Quanto a parte técnica, são ensinadas detalhadamente cada estrutura do texto dissertativo-argumentativo, com dicas-chaves sobre as exigências formais da banca de correção do ENEM. Além disso, com base em aulas de Sociologia, Direito e Filosofia, o Curso conta com um braço crítico que possibilita aos alunos refletirem sobre as contradições e desigualdades nas relações sociais e no Estado.

“Toda aula é passada e discutida uma proposta de redação para que o aluno a realize em casa para posteriormente ser entregue e corrigida pelo professor. O processo de escrita das propostas de redação também envolve a reescrita, uma das etapas mais fundamentais para o processo de evolução da escrita e da capacidade intelectual dos alunos. Em 2019, chegamos a trabalhar mais de 25 temas, sendo que um deles foi o tema cobrado pelo ENEM, isto é, o problema de porquê no Brasil o acesso ao cinema ainda é tão precário. Não se tratou de um tema surpresa, como muitos disseram, porque a temática do acesso ao cinema está estreitamente vinculada à dificuldade de acesso à cultura no Brasil - que é uma problemática chave para as discussões no campo da Sociologia e do Direito”, completa.