GILBERTO AMARAL

Facilidade para os pequenos negócios

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 22-01-2020 14:13 | 556
Foto de Reprodução

Facilidade para os pequenos negócios
O presidente do Sebrae, Carlos Melles (foto), participou na quarta-feira do lançamento do Painel de Compras do governo Federal. Segundo Melles, o Sebrae tem apoiado os programas de governo, em especial da economia, pois são ações que buscam melhorar o ambiente de negócios. O Painel é uma ferramenta que apresenta em um só local os principais números das contratações públicas e tem por finalidade oferecer um panorama dos gastos públicos.

Pesquisa
Em novembro, o volume de receitas do setor de serviços apresentou retração de 0,1%, na comparação com outubro, mantendo-se praticamente estável, mas registrando o primeiro resultado negativo após duas altas expressivas, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE. Nesse cenário, a CNC manteve a projeção de crescimento dos serviços em 1,0%, em relação a 2018, o que representaria o primeiro avanço anual desde 2014 (+2,5%).

Transparência
A quantidade de ingressos de um evento que será vendida deve ser disponibilizada com antecedência para o consumidor. É o que está previsto na Lei 6.468/2020, de autoria do deputado José Gomes e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha.  De acordo com o texto, os organizadores também deverão fornecer aos consumidores os tipos de ingressos, os valores e formas de pagamento. “Mais transparência e menos espera para os consumidores”, afirmou o autor da norma.

Lei Maria da Penha
Para o advogado Paulo Lins e Silva (foto), que integra uma das diretorias do Instituto Brasileiro do Direito da Família, a Lei Maria da Penha - que completa 14 anos em 2020 -, “é um marco civilizatório em busca de relações humanas equilibradas e justas. Conseguiu-se criar um fator indenizatório devido ao comprovado agressor, para que possa, além da sanção penal, ser também passível de indenizar materialmente a agredida”, disse o advogado.

Filho do histórico Haroldo Lins e Silva, Paulo falou sobre a Lei Maria da Penha em recente encontro de juristas de diversos países, que aconteceu na Corte Suprema, em Santiago.

Iniciativa inédita
Garantir o conforto e a segurança no caminho de milhares de estudantes de casa para a escola em todo o Brasil. É com esse objetivo que o MEC viabilizou a compra de 6,2 mil novos ônibus escolares, por meio do programa Caminho da Escola. Estados, municípios e o DF vão ser beneficiados. As aquisições, já iniciadas, incluem um novo modelo de veículo que irá atender áreas de difícil acesso e com vias mais castigadas, uma iniciativa inédita no governo federal.

Beleza e cultura
Nota 1000 para o presidente Bolsonaro na escolha de Regina Duarte para ser a ministra da Cultura. Convivi alguns dias com Regina em Gramado e acompanho seu aplaudido trabalho desde que ela estreiou na televisão. Sua simpatia, simplicidade e devoção pela arte e cultura são inegáveis. Um buquê de hortênsias para a queridinha do Planalto.

Eleitor irregular
Aproximadamente 146 milhões de eleitores devem votar neste ano para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Brasil, com exceção do DF. Com a proximidade do pleito, é importante que as pessoas regularizem o título eleitoral na Justiça. O prazo para normalizar a situação é até o dia 6 de maio. Quem teve o título cancelado precisa ir até um cartório eleitoral, apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência.

Economia
O Fundo Monetário Internacional aumentou de 2% para 2,2% a projeção do crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil para 2020. O FMI também melhorou a projeção da atividade econômica brasileira em 2019, passando de crescimento de 0,9% para 1,2%. A melhora nos números decorre da aprovação da Reforma da Previdência e a recuperação da produção de mineração.

Olho vivo
Os pequenos negócios que foram excluídos do Simples Nacional em 2019 têm até 31 de janeiro para regularizarem as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano.

Vacinação
O Ministério da Saúde iniciou a Operação Gota, com ações de vacinação para mais de 20 mil pessoas em áreas de difícil acesso na região Norte do país. A iniciativa será dividida em cinco etapas e conta com parceria do Ministério da Defesa.

Vinho chinês
Inspirados do estilo de Bordeaux, os vinhos de Ningxia estão se posicionando no setor de bebidas como produtos de luxo. Por isso, uma dezena de viticultores chineses participaram da FIWA (France International Wine Awards). Este concurso é para o vinho o que a Fashion Week Paris é para a moda. Para os viticultores é importante marcar presença e mostrar em casa que os francês degustaram e validaram o produto. Assim os vinhos podem ser comercializados a preço de ouro, como o Cabernet Sauvignon do Redelion, medalha de ouro, vendido a cerca de 1.500 euros (7 mil reais) a garrafa.

Samaritaine Paris
Após 15 anos de trabalho colossal, o shopping Samaritaine foi redesenhado, de A a Z, pelo grupo de luxo LVMH e sua reabertura está prevista para abril deste ano. Este lugar lendário tem mais de um século de história e representa um estilo de vida parisiense. Sob um majestoso teto de vidro, 20.000 m2 serão dedicados às compras com 600 marcas da moda, arte e gastronomia espalhadas neste edifício esplêndido de estilo Art Nouveau.

Cheval Blanc
Além de creche e residência popular está previsto, no centro da Samaritaine, o luxuoso hotel Cheval Blanc. Serão 72 quartos e suítes com vista deslumbrante para o rio Sena e piscina com 30m de comprimento. Preço? Por um quarto de 45 m² será necessário desembolsar 1.150 euros por noite (cerca de 5.300 reais) e muito mais por uma suíte te 1.000 m² com piscina privativa. Fotos: ©Julien Alma, Société Doug & Wolf © Pierre-Oliver Deschamps, Agence Vu

Sabores e emoções
Resultando da parceria com marcas de design de interiores como Stefano Ricci Home, Luxury Living e Swarovski, Tavolo Cristallo é a experiência exclusiva do restaurante Acanto, no Hotel Principe di Savoia, em Milão. De acordo com suas preferências pessoais, os hóspedes podem saborear uma refeição especial preparada pelo chef Alessandro Buffolino num ambiente acolhedor, rodeado por uma cabine glamorosa feita de cristais Swarovski.

Advogado Paulo Lins e Silva 1
Vue perspective vers Kong
Regina Duarte