RECLAMAÇÕES

Trânsito em Paraíso: há reclamações sobre uso de vagas especiais e ciclistas no calçadão

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 01-02-2020 15:49 | 650
Nesta semana, bem no centro da cidade, veículo estacionado irregularmente na vaga exclusiva para idosos
Nesta semana, bem no centro da cidade, veículo estacionado irregularmente na vaga exclusiva para idosos Foto de Sebastião Tadeu Ribeiro

Várias pessoas têm nos procurado para reclamar sobre a falta de fiscalização no trânsito e sobre utilização de vagas existentes para estacionamento de idosos, deficientes físicos e vagas exclusivas para carga e descarga em vias públicas em São Sebastião do Paraíso, que vem sendo utilizadas indevidamente.

Percorremos várias vias públicas e realmente constatamos vários veículos sem a devida licença, estacionados em vagas exclusivas para idosos, deficientes, pontos de táxi e para carga e descarga.

Também constatamos a presença de ciclistas transitando livremente bem em cima do calçadão e da Praça Comendador José Honório, área central, bem como motociclistas transitando em alta velocidade e motos com escapamentos abertos, provocando barulho ensurdecedor.

São infrações de trânsito que precisam ser coibidas, e infratores penalizados, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro.

Um idoso disse ao “JS” que ele tem a exigida licença para estacionar seu veículo em vaga exclusiva, pretendia utilizar uma nas proximidades do Banco do Brasil, mas assim que manobrou apareceu “um jovem condutor” e ele não pôde estacionar, pois a vaga foi ocupada. Conforme explica, ele ainda argumentou com o jovem que em tom de ironia respondeu que “as vagas são para quem chegar primeiro”.

Com sorriso sarcástico, ar de gozação, o jovem condutor trancou as portas de seu veículo e saiu tranquilamente.

O trânsito de veículos em Paraíso está “correndo solto”, “ao Deus dará”, fico preocupado, temeroso e triste com o que tem ocorrido aqui em minha cidade, desabafou o idoso.

Ele acrescentou que uma pessoa, sua amiga lhe afirmou que há poucos dias guardas municipais que atuavam na fiscalização de trânsito multaram um cidadão que cometeu uma infração de trânsito no perímetro urbano. Referido condutor foi multado, é uma pessoa “que tem influência” no meio político na cidade. Reclamou da multa, que teria sido cancelada.

“Desconfio que este inaceitável fato pode ter desmotivado guardas responsáveis pela fiscalização de trânsito”, lamentou o referido senhor, que solicitou para ter seu nome mantido no anonimato.

 Ciclistas transitando irregularmente e livremente pelo calçadão e Praça Com. José Honório, bem no centro de Paraíso
Veículos estacionados irregularmente em horário comercial em vaga exclusiva para cargas e descargas