APC

Sucesso e Fama II

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 05-02-2020 14:26 | 176
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto de Reprodução

Os dois substantivos são bem diferentes: fama é reputação, conceito; sucesso é obter um resultado feliz em algo. Diferenças entre sucesso e fama existem, mas muitas pessoas confundem fama com sucesso.

São diferentes. E... Viva as diferenças!

Quer ver? São duas aspirações que caminham lado a lado e, por isso, a confusão entre elas. Para mim, a grande diferença entre sucesso e fama é que "ter fama" é ser conhecido, ter notoriedade, e "ter sucesso" é ser reconhecido, ter popularidade e/ou prestígio.

Nós, leitores, ficamos esperando o reconhecimento da fama. Esperamos por isso, lutamos por isso, queremos isso. E quando isso não acontece, ficamos frustrados.

É assim. E por quê? Porque, como sabemos, somos responsáveis pelas habilidades que aplicamos em nossas atividades. Compete-nos estudar, treinar e aplicar os seus fundamentos (muito usado no futebol).

Assim, devemos reconhecer que nós é que acertamos ou erramos pelo sucesso ou insucesso de nossa ação nos diferentes campos de atuação que realizamos, ou tentamos realizar.

Desta forma, alguém de nós, que pretenda ser um flautista, irá procurar um professor para ser guiado pelas diversas etapas do aprendizado: significado das teclas e notas, como ler partituras e, só depois de muito exercício, alcançará a habilidade necessária.

E isto vale para todo e qualquer profissional: médicos, engenheiros, dentistas, eletricistas, encanadores, químicos, cozinheiros, maestros, publicitários, advogados, biólogos, administradores de empresas e atletas. Estes, então, se destacam em especial, dada a importância do treinamento de suas habilidades diante da modalidade escolhida.

O sucesso na vida é medido pelos triunfos materiais, que, por acaso, tenhamos realizado, e pelos títulos de nossas conquistas intelectuais. Porém, o principal fator de sucesso, penso eu, é aquele feito por nossa habilidade nos relacionamentos com as pessoas de nossos convívios.

Sem eles?... Nada. E, ainda, responsabilidade e comprometimento nesses convívios; habilidades necessárias; relacionamento com pessoas difíceis; como influenciar outros... Pode ser por aí a conquista da fama.
Fernando de Miranda Jorge - Acadêmico Correspondente da APC / Jacuí/MG