SÃO TOMÁS DE AQUINO

As fazendas de São Tomás retratadas pela artista Renata Moreira

Contando Histórias de São Tomás de Aquino
Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 07-02-2020 14:33 | 251
Renata Denis Moreira
Renata Denis Moreira Foto de Reprodução

Com jeito de menina, mesmo tendo 28 anos, olhos azuis, de pele clara, sorriso aberto, delicada ao falar, assim é Renata Denis Moreira. Filha do casal Lázaro e Maria Luiza Moreira, irmã de Maria Aparecida e João Paulo.

Formada em Magistério em São Tomás e  Curso Técnico em Contabilidade em Paraíso. Como profissão: cabeleireira, diplomada em Ribeirão Preto na Escola Ruy Center.

Descobriu o dom para pintura nas aulas de Educação Artística, com a professora Lílian, quando fazia magistério na Escola Estadual Dr. Tancredo no ano de 1995.

Sua vocação artística vem de família, acredita-se ser dos Moreira - Alves. Nos seus pais, sempre encontrou um grande apoio para vivenciar o mundo encantado das artes, pinceis e tintas retratando para a posteridade velhas casas de fazendas do município aquinense.

Consta na lista se seus trabalhos: a fazenda de seu avô José Moreira Sobrinho, a fazenda do pai de Padre Eduardo (na Serra) a de Ricardo Moura, a de Joaquim Alves de Lima, no momento está retratando a casa de dona Marianinha Alves (na roça).

Para projetos futuros consta de sua agenda, a pintura da casa da fazenda do pai de André Figueiredo, e também dos pais do advogado Vilobaldo Gil.

Pintou também um quadro que retrata uma paisagem, que hoje encontra-se submersa nas águas do Rio Grande, por ocasião da construção da barragem de Furnas. Este quadro encontra-se hoje, na casa de um parente, residente em Batatais. É o quadro da "Barra", assim denominado por todos que o conhecem.

Mas Renata pinta também paisagens, flores e sobrando um tempo faz peças variadas, envelhecidas e decoradas com pequenas pedras envernizadas.

Renata contou um pouco de sua pessoa. Disse gostar de dançar, de música, afirmou não ser materialista. "O que conta é o sentimento, o amor, a amizade... o que não é fácil nos dias de hoje". Traz consigo um pensamento: "Sou herdeira da esperança de um mundo que não é meu. A minha única herança é a vida que Deus me deu..." Seu maior sonho é participar do Leilão de Quadros Artísticos do Canal do Boi, seu trabalho ser reconhecido, apreciado por várias pessoas de fora do seu convívio.

A jovem artista salienta que está sempre de bom humor mesmo com as dificuldades do mundo de hoje. Se pudesse, faria Educação Artística na UNI FRAN. Disse com emoção que ama a cidade em que nasceu. "Tenho um carinho grande com as pessoas, desejo para a cidade no seu aniversário: luz, paz e desenvolvimento. Feliz aniversário São Tomás de Aquino, nos seus 119 anos de existência.
(Matéria publicada por ocasião da edição  comemorativa dos 119 Anos  e  São Tomás de Aquino em Julho de 2004)

Pinturas Renata