VACINA SARAMPO

Campanha de Vacinação contra sarampo começa nesta segunda

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 09-02-2020 20:53 | 342
Atualmente, o estado possui cerca de 4 mil salas de vacina espalhadas por todo o território mineiro
Atualmente, o estado possui cerca de 4 mil salas de vacina espalhadas por todo o território mineiro Foto de Divulgação

A partir desta segunda-feira,10, tem início a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo destinado a crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) o trabalho é destinado a pessoas que não foram imunizadas ou que tenham esquema de vacinação incompleto e aponta que ano passado o Estado registrou 136 casos da doença. Em São Sebastião do Paraíso o atendimento deverá ocorrer no Posto de Puericultura e também nas demais salas de vacina existentes na cidade e no distrito da Guardinha.

A primeira etapa ocorre entre 10 de fevereiro a 13 de março, tendo como o dia D de Mobilização Nacional a data de 15 de fevereiro. Detalhe que tem chamado a atenção das autoridades é que a doença que estava praticamente erradicada voltou a apresentar novos casos. Somente em Minas Gerais no ano passado foram registrados 136 casos da doença. Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, o Brasil teve mais de 28 mil ocorrências de sarampo.

Em Minas, a estimativa é de que 529.417 pessoas entre 5 e 19 anos tenham tomado a primeira dose, mas não a segunda. Outras 1.657.022 não foram vacinadas nenhuma vez, conforme a coordenação estadual do Programa de Imunizações da SES-MG. A meta é imunizar 95% dessas pessoas. Para que o cidadão seja considerado imunizado contra o sarampo são necessárias duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos. Importante frisar que crianças e jovens que já tenham tomado duas doses da tríplice viral, devidamente registradas no cartão, não precisam se vacinar.

A segunda etapa da campanha será entre os dias 3 a 31 de agosto tendo como público-prioritário pessoas de 30 a 59 anos que não tenham comprovação de ao menos uma dose da tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. O dia D de mobilização social ocorrerá em 22/8. A realização da campanha e a adesão por parte do público-prioritário são imprescindíveis para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país.

Em outubro de 2019 quando foi realizada a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo o município paraisense conseguiu atingir a meta determinada pelo governo. Foi alcançada a casa de 98% das 3.763 vacinas estabelecidas. Também em Paraíso até outubro foram registrados 11 casos suspeitos que acabaram sendo descartados. Outro indicador apurado é de que estas ocorrências foram de casos importados, ou seja, onde a suspeita da doença se deu em outro município.

A doença
O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida por fala, tosse e espirro. Extremamente contagiosa, pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupções na pele seguidas por descamação. A única forma de prevenção é a vacina fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).